Por O Dia

Rio - Uma robô que conversa com moradores do estado por meio do aplicativo Messenger, do Facebook. Esta é a mais nova iniciativa do Instituto de Segurança Pública (ISP), em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, para facilitar a atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CCS) do Rio de Janeiro: trata-se da robô chatbot Alda.

A assistente virtual ajuda o usuário a descobrir qual é o conselho que engloba o seu bairro; quem são as pessoas que compõem a diretoria; quando irão acontecer as reuniões periódicas dos conselhos; quais serão os assuntos debatidos e quais resultados já foram conquistados, além de outras funções que estão previstas para os próximos meses.

A ferramenta foi desenvolvida como parte do projeto Conselhos Conectados de Segurança, que propõe o uso da tecnologia como uma das formas de garantir maior participação social e diversidade de públicos nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, aumentando, consequentemente, o diálogo entre os moradores e as polícias civil e militar.

Os CCS são espaços onde cidadãos levam os problemas de Segurança Pública dos seus bairros e debatem soluções contra a violência. São canais de participação popular junto às instituições policiais do estado do Rio de Janeiro as polícia Civil e Militar. "Esperamos que, usando o Facebook, mais jovens conheçam sobre os CCS", disse a diretora-presidente do ISP, Joana Monteiro.

Você pode gostar
Comentários