Polícia apreendeu material com os presos - Severino Silva/Agência O Dia
Polícia apreendeu material com os presosSeverino Silva/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Os dois policiais militares presos, na manhã desta quarta-feira, podem ser expulsos da corporação, de acordo com a PM. Os homens foram presos durante uma ação de policiais civis da 44ª DP (Inhaúma) contra uma quadrilha que praticava o monopólio de venda ilegal de gás e também o tráfico de drogas em favelas da Zona Norte do Rio.

Segundo a Polícia Militar, a Corregedoria Interna da Corporação prestou total apoio à 44ª DP ( Inhaúma) durante operação que resultou na prisão dos dois policiais militares – um do 6º BPM (Tijuca) e outro do 9º BPM (Rocha Miranda). "Os dois policiais responderão a procedimentos internos na Polícia Militar, que poderão resultar na exclusão de ambos", disse a PM em nota. 

A ação, desta manhã, tinha o objetivo de cumprir 17 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão no Morro do Engenho da Rainha, no Complexo da Penha e do Alemão. Pelo menos 13 pessoas foram presas em cumprimento aos mandados.

Material apreendido na operação - Severino Silva/Agência O Dia

Os militares foram identificados como Marcos Alexandre 6º BPM (Tijuca), e um soldado, identificado como L. Rodrigues 9º BPM (Honório Gurgel). Segundo as investigações, os criminosos impõem o monopólio da venda de gás e impedem a concorrência através de ameaças. Apenas um distribuidor estava autorizado a fornecer o produto nas regiões sob domínio da quadrilha e os comerciantes tinham que comprar dele.

O esquema era comandado por Marcelo Fonseca de Souza, o Marcelo Xará. Ele foi preso em uma casa de luxo em Belém do Pará, Norte do país. Segundo Roberto de Souza Cardoso, delegado titular 44ª DP (Inhaúma), existe a possibilidade do preso ser transferido para o Rio de janeiro ainda nesta quarta-feira. O filho do criminoso também é alvo da ação e está foragido.

De acordo com as investigações, o gás era vendido a R$ 60, mas dias considerados "de pico", como finais de semana, dias de jogo e feriados, chegava ao valor de R$ 80. Os envolvidos serão indiciados por organização criminosa, extorsão, crime contra o consumidor e lavagem de dinheiro. Todos os presos estão sendo levados para a Cidade da Polícia. 

Durante a ação no Complexo da Penha e no Alemão houve troca de tiros. Na Fazendinha, policias da UPP que apoiam a operação da Polícia Civil apreenderam drogas, material para endolação, rádio transmissores e fogos de artifício.

A mulher e filha de um dos presos está na Cidade da Polícia nesta manhã. Elas alegam que os policiais chegaram na casa da família em Olaria por volta de 6h e o prenderam, mas disseram não saber o motivo. As duas afirmam que a revenda de gás que eles possuem no bairro desde 2007 é legalizada.

 

Você pode gostar