Por

Rio - Começa nesta segunda-feira o VII Festival Estudantil de Artes Brasilidade, Alteridade e Identidade, promovido pela Escola Sesc de Ensino Médio, no Espaço Cultural em Jacarepaguá. Durante os três dias, o público poderá curtir apresentações de teatro, batalha de dança, música, poesia e participar de oficinas de poesia e dança. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

"O projeto é uma mostra da pluralidade cultural da Escola Sesc e se baseia na experiência dos estudantes oriundos de diversos estados do Brasil", destaca Leonardo Minervini, coordenador-geral de Cultura da instituição.

Na sétima edição, o festival reunirá espetáculos representativos de diversas regiões do País. A força e a resistência das expressões da cultura popular do Pará, o sincretismo religioso, a miscigenação no Norte do Brasil e os mitos amazônicos estarão representados na Oficina de Carimbó. Ministrada pela professora Bruna Cibely (PA), a oficina sugere que o espectador experimente novas referências de movimentos.

No mesmo dia entra em cena o espetáculo teatral 'Hamelete - o Cordel'. Ao apresentar uma releitura da famosa peça shakespeareana com a estrutura de cordel, a obra ganha a versatilidade das formas e dos ritmos, minimizando o peso trágico, sem perder de vista o tom reflexivo. A peça é divertida.

O espetáculo 'Dançando o Rio Grande do Sul' trata das origens das danças tradicionais do estado. A Orquestra Sinfônica Jovem do RJ apresenta obras de Villa-Lobos, Piazzolla, Lorenzo Fernandez, Schubert, Bizet e Grieg. Haverá Oficina de Poesia Gaúcha quarta-feira.

AGENDA

Segunda-feira (26)

15h - OFICINA DE CARIMBÓ - com Bruna Cibely (PA). Duração: 3h. Inscrições gratuitas pelo site http://escolasesc.com.br/espaco-cultural.

19h30 - 'HAMELETE - O CORDEL'. Grupo Careta. Duração: 70 minutos. Classificação: 4 anos

Terça-feira (27)

17h - 'DANÇANDO O RIO GRANDE DO SUL'. Direção geral: Malu Oliveira. Duração: 45 minutos. Classificação: Livre.

19H30 - ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DO RJ - Duração: 60 minutos. Livre. Criada em 2014, para dar suporte a jovens músicos de projetos sociais. O grupo já se apresentou em diversos palcos importantes da cidade, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cidade das Artes, Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), Sala Cecilia Meireles e outros.

Quarta-feira (28)

OFICINA DE POESIA GAÚCHA, com Liliana Cardoso (RS). Duração: 3h. Vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo site http://escolasesc.com.br/espaco-cultural.

Local: Escola Sesc (Avenida Ayrton Senna, 5.677, Jacarepaguá)

 

Você pode gostar
Comentários