Cidade PCD vai reunir atrações para pessoas com necessidades especiais - Divulgação
Cidade PCD vai reunir atrações para pessoas com necessidades especiaisDivulgação
Por O Dia

Rio - A cidade do Rio vai receber a segunda edição do evento Cidade PcD, que reúne atrações voltadas para pessoas com necessidades especiais. A feira, que terá acesso gratuito e conta com os patrocínios do Sesc e Senac, acontece entre os dias 7 e 9 de dezembro, no Centro de Convenções Sul-América, na Cidade Nova, no Centro.

Entre as novidades do evento está a exposição de uma casa modelo adaptada para pessoa com deficiência no meio da arena. O evento também vai reunir, nesta edição, empresas fornecedoras de produtos e serviços com atividades e novidades em tecnologia assistiva. Entre elas está o OrCan MyEye, aparelho que oferece independência às pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e Síndrome de Down. A partir de gestos com a mão o aparelho faz a leitura de textos e imagens. Uma tecnologia de Israel que a Cidade PCD traz ao Brasil.

"A importância de um evento como este vai além de atender as necessidades específicas das pessoas com deficiência, já que são direitos garantidos por lei. Pensar num mundo mais inclusivo e acessível, deve ser do interesse de todos. Pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo, se beneficiariam se nossa cidade fosse mais acessível, como gestantes, pessoas com criança de colo ou carrinho de bebê e idosos", diz Denis Deli, um dos coordenadores do evento, que em 2017 recebeu 11 mil pessoas. "Este ano a expectativa é de 15 mil visitantes", afirma Deli.

A feira também vai realizar demonstrações de tratamentos como a Equoterapia (com cavalos da Polícia Militar) e a Cinoterapia (com cães da Guarda Municipal do Rio). Profissionais da saúde, educação, tecnologia e jurídico, entre outros setores, vão prestar as mais diversas orientações, como a retirada de documentos e passe especial, oferecendo ainda oficinas como as de dança de salão e pintura com a boca.

O evento também vai organizar a venda de cadeiras de rodas, demonstração de próteses e órteses e produtos de tecnologia assistida em geral. Carros adaptados estarão disponíveis para testes, com consultores do Detran-RJ, da Subpd e especialistas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) esclarecendo dúvidas e explicando detalhes sobre a isenção de impostos para a compra de veículos e retirada da Carteira de Habilitação especial.

Outras atividades

Para dar início à semana de comemorações do Dia Internacional do Deficiente Físico, no dia 3 de dezembro, acontece, aos pés do Cristo Redentor, a cerimônia de abertura oficial do evento com entrega de medalhas à pessoas comprometidas com causas da PcD. Entre os presentes estarão o prefeito, Marcelo Crivella e sua esposa, Sylvia Jane e a primeira dama do estado, Maria Lúcia Horta. O monumento, assim como Maracanã e outros, vão receber a iluminação azul durante a semana.

As atividades também vão contar com um Flash Mob com mais de cem pessoas com deficiência no Largo da Carioca, praia acessível em Copacabana e na Barra da Tijuca,, além de apresentações de dança de salão e samba nas estações do Metrô Rio.

Você pode gostar