Alunas aprendem Ciências, Eletrônica e consciência ambientaldivulgação/evandro freitas
Por O Dia
Publicado 18/11/2018 03:00 | Atualizado 18/11/2018 07:49

Rio - Vinte e seis robôs feitos por estudantes da rede pública de Volta Redonda serão os mascotes para uma campanha permanente de conscientização de descarte do lixo eletrônico. As geringonças eletrônicas foram destaques da V Mostra de Robótica Educacional com Software e Hardware Livres, no Memorial Getúlio Vargas.

Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, a Robótica Educacional tem o objetivo de desenvolver nos alunos a preocupação com a destinação do lixo eletrônico, um dos principais problemas enfrentados nos centros urbanos. "Parte desse material pode ser reaproveitado em projetos como esses robôs, introduzindo os estudantes à elétrica e à programação. Além de reforçar o estudo da Ciências, há o compromisso com a despoluição do meio ambiente".

Os robôs, que apresentam diversas funções, entre elas a de se locomover e estabelecer diálogos programados, são parte do Projeto Sábado na Escola Robótica. "Foi a primeira vez que vi uma exposição como esta. É um trabalho muito criativo", elogiou o aposentado João Bosco. Ao todo, 26 escolas participam.

Um dos destaques foi o trabalho de alunos da Escola Municipal João Paulo I. A aluna do 5º Ano do Ensino Fundamental da unidade, Anna Gabrielle dos Santos Paiva, 12 anos, contou orgulhosa sobre sua participação. "Me interessei por robótica desde a primeira série. Construí a réplica de uma casa triway (sistema de ligação elétrica). Eu e meu grupo, ainda fizemos um girassol, que gira conforme a variação da luz".

Já a professora de Anna Gabrielle, da área de Informática na Escola Marília Ávila, explicou que o trabalho com robótica dá um retorno muito positivo, despertando nas crianças a vontade de se aprofundar.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias