O incêndio aconteceu em represália a uma tentativa frustrada de fuga da unidade - Divulgação / Sin-Degase
O incêndio aconteceu em represália a uma tentativa frustrada de fuga da unidadeDivulgação / Sin-Degase
Por O Dia

Rio - Cinco internos que cumpriam medida socioeducativa em uma unidade do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) em Bangu colocaram fogo em uma cela. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira, no Educandário Santo Expedito, que fica no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. O incêndio aconteceu em represália a uma tentativa de fuga frustrada da unidade.

De acordo com o Sin-Degase (Sindicato dos Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas), na noite de terça, um dos agentes que estava cuidando da vigilância ouviu um barulho que identificou como de uma grade sendo cerrada em um dos módulos. Ele acionou equipes de plantão que revistaram as celas 1 e 2 do módulo, mas não encontraram nada de anormal.

Já por volta das 2h de quarta, um outro agente avistou um incêndio na cela 3 do mesmo módulo. Os agentes de plantão foram acionados novamente e chegando no local viram que os internos haviam colocado fogo nos colchões da cela, em protesto por não terem conseguido fugir. O incêndio foi controlado pelos próprios funcionários com o uso de extintores.

Os cinco internos foram encaminhados ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, no bairro vizinho de Realengo, onde receberam atendimento médico. Depois, eles foram para a a delegacia de Bangu (34ª DP) e ao Instituto Médico Legal, para realização de exame de corpo de delito.

Complexo Penitenciário de Gericinó - Divulgação / Sin-Degase

Três maiores

Os internos assumiram que colocaram fogo na cela. Três deles são maiores de idade: Edson Mota da Silva, conhecido como Gadernal da Boca do Mato, comunidade de Cabo Frio, de 18 anos; Matheus Tavares Alexandre, o Piu Piu, também de 18 anos, morador de Olaria; e Tiago dos Santos Bastos, 19, de Petrópolis.

O trio foi preso em flagrante pelo crime de incêndio e corrupção de menores, foram encaminhados ao sistema penitenciário do estado, e vão responder pelos crimes presos.

Os dois internos menores de idade foram encaminhados à Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) para responder à nova infração, desta vez praticada durante o cumprimento de medida socioeducativa.

A cela ficou com marcas de queimadura - Divulgação / Sin-Degase

Você pode gostar