Feira PcD começa nesta sexta-feira na Cidade Nova

Dedicado a pessoas com deficiência, evento gratuito reúne as novidades do setor

Por O Dia

Além das novas tecnologias e serviços, visitantes poderão assistir a shows e competições esportivas
Além das novas tecnologias e serviços, visitantes poderão assistir a shows e competições esportivas -

Rio - Após quatro dias de atividades dedicadas especialmente às pessoas com deficiência (PcD), começa nesta sexta-feira, na Cidade Nova, a Feira PcD, maior evento de inclusão, acessibilidade, orientação e mobilidade do Estado do Rio. Até domingo, o público vai poder conferir as novidades em tecnologia assistiva, além de participar de palestras, terapias, balcão de empregos, shows e competições esportivas.

Entre as novidades da feira, uma casa modelo adaptada e o OrCan My Eye, aparelho que oferece independência a pessoas com deficiência visual, déficit de leitura, dislexia e Síndrome de Down. A partir de gestos com as mãos, a peça, vinda de Israel, faz a leitura de textos e imagens. O evento é gratuito e acontece, de 10h às 19h, no Centro de Convenções SulAmérica.

Segundo o presidente do Jornal O Dia, que também é sócio e responsável pela Revista PcD, Marcos Salles, a segunda edição da feira, com parceria do Senac e do Sesc, dobrou de tamanho. "A feira tem produtos muito interessantes que vão ser lançados. Sendo mais inclusivos, vamos fazer com que mais pessoas, sociedades e empresas públicas e privadas consigam também mudar esse cenário", destaca.

Durante os três dias de feira, haverá também desfile de moda inclusiva, oficinas de dança de salão e pintura com a boca, carros adaptados e a final do Campeonato Estadual de Basquete para cadeirantes. Além disso, a Guarda Municipal vai apresentar o Showdog, com cães usados na cinoterapia. O encerramento será de Padre Omar, com participação de Gabrielzinho do Irajá. Durante a feira, o Cristo Redentor ficará iluminado na cor azul, símbolo das pessoas com deficiência.

A expectativa é que o evento atraia 15 mil visitantes. Segundo o IBGE, cerca de 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência.

Galeria de Fotos

Além das novas tecnologias e serviços, visitantes poderão assistir a shows e competições esportivas Divulgação
Marcia Magalhães e seu filho, o pequeno Arthur Magalhães Luciano Belford / Agência O Dia
Prefeito Marcelo Crivella participou do evento Luciano Belford / Agência O Dia
Feira promove inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas, mobilidade e esportes adaptados Luciano Belford / Agência O Dia
Cadeirante Jhonatan Santos Tavares participou do Cidade PcD Luciano Belford / Agência O Dia
Rio de Janeiro, 07/12/2018 - Feira de inclusão, acessibilidade, tecnologias assistivas, mobilidade e esportes adaptados. Luciano Belford/Agência O Dia Luciano Belford/ Agência O Dia
Atleta Paralímpico Clodoaldo Silva Luciano Belford / Agência O Dia
Presidente de O DIA, Marcos Salles Luciano Belford / Agência O Dia
Presidente de O DIA, Marcos Salles com homenagem Relevância para o Turismo na Cidade PcD Luciano Belford/ Agência O Dia

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro