Ação da Cidadania reeditada e atualizada

Livro, CD e documentário contam a história da ONG fundada por Betinho

Por *Caio Cardoso

Kiko Afonso e Daniel Souza, à frente do programa, mostram o livro
Kiko Afonso e Daniel Souza, à frente do programa, mostram o livro -

Rio - O livro 'Ação da Cidadania 25 anos' foi lançado há duas semanas, uma parceria com Firjan, Sesc e Senac. O evento incluiu o lançamento do CD e documentário sobre a ONG fundada pelo sociólogo Herbet de Souza, o Betinho, em 1993.

Escrito pela publicitária Nádia Rebouças e pela jornalista Ana Redig, a edição é uma atualização de 'Ação da Cidadania 20 anos", passando em revista os últimos cinco anos e os temas que mobilizaram a ONG no período.

Entre eles, a retomada da campanha Natal sem Fome, a criação do Núcleo Audiovisual, o Fórum Nacional dos Comitês, em 2018, que trouxe mais unidade ao movimento, o tombamento do Cais do Valongo pela Unesco, e a proposta de um novo modelo de gestão.

A obra é parte das peças das comemorações dos 25 anos do programa. No CD foram incluídas três faixas: as músicas 'Peço a Deus', de Mart'nália, 'Comida', de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto, e 'Ideologia', de Cazuza, interpretadas respectivamente por Mart'nália e Vladimir Brichta, Gabriel Moura, Lúcio Mauro Filho e Rodrigo Suricato, e Frejat e Júlio Andrade.

Em 2017, a meta de arredação de alimentos foi estipulada em 500 toneladas. Chegou a 773 toneladas. Entre 2006 e 2010 foram distribuídos 2,3 milhões de brinquedos e 500 mil livros em todo o país.

Este ano a meta foi ampliada para 2 mil toneladas. A campanha é assinada pela Agência Binder, em parceria com a FAO Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, e com o PMA Programa Mundial de Alimentos, tem como tema 'A fome não é fake'. O livro pode ser adquirido pelo site: www.natalsemfome.org.br, onde são feitas doações. Preço: R$ 85, fora as despesas de frete e envio.

Com o objetivo de doar 500 mil pratos de alimentos para a Ação Cidadania, o iFood, se uniu à instituição para contribuir na campanha Natal sem Fome. A meta total da entidade é beneficiar 1 milhão de brasileiros, arrecadando cerca de 2 mil toneladas de alimentos. O iFood quer colaborar com pelo menos metade desse montante. No dia 16 de dezembro, cada pedido entregue pelo iFood vai reverter R$ 1 para a instituição.

*Estagiário sob supervisão de Maria Inez Magalhães

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