Maracanã recebeu grande passeio de donos com seus cães - Divulgação
Maracanã recebeu grande passeio de donos com seus cãesDivulgação
Por O Dia

Rio - O Maracanã recebeu, na manhã deste domingo, uma atividade esportiva incomum. A 'IV Corrida & Cãominhada do Abrigo João Rosa' reuniu dezenas de cães e seu donos na pista do entorno do estádio. A atividade beneficente arrecadou fundos para o abrigo, que acolhe, reabilita e disponibiliza para adoção cães vítimas de maus tratos.

As provas de corrida e caminhada envolveram os cães e seus donos, que cumpriram percursos de dois quilômetros. No fim da atividade, todos os bichinhos receberam medalhas.

"Tenho três cães adotados. Essas atividades são ótimas para que eles interajam em novos ambientes, com outros cães e pessoas. Além disso, temos o grande prazer de ajudar um abrigo de animais, tão necessitado de recursos", disse Andréa Frade, que levou Sassá, Darcy e Lola para a 'cãominhada'.

Parcão do Lido recebe cãezinhos

Os cachorrinhos de Copacabana ganharam uma área exclusiva de 690m², na Praça do Lido. A inauguração do Parcão aconteceu na manhã deste domingo, às 9h, com um evento que teve inclusive, um desfile de cães.

A criação do Parcão surgiu de uma iniciativa dos moradores da região por meio da Associação Polo do Lido. Pilotado pelo superintendente da Zona Sul, Marcelo Maywald, executado pela Secretaria de Conservação e Meio Ambiente e em parceria com a Comlurb, o projeto de requalificação da praça teve as obras iniciadas em outubro deste ano.

As melhorias não ficaram restritas à implantação de um circuito interno com brinquedos específicos para atividades dos cães. Toda a praça recebeu benfeitorias. “Foi feita a recomposição de pedra portuguesa, pintura do mobiliário, poda das árvores, plantios promovidos pela Fundação Parque e Jardins e recolocação dos portões da área infantil”, acrescenta o secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente, Roberto Nascimento.

O Parcão será expandido nesses moldes para outras praças da Zona Sul. "Esse era um pleito antigo dos moradores da região e dos frequentadores da Praça do Lido. A Prefeitura do Rio vem incentivando a criação de espaços para cães em várias praças da Zona Sul, que são espaços democráticos e compartilhados por todos", afirmou Marcelo Maywald, superintendente da Zona Sul.

Já estão em fase adiantada conversas para que o projeto seja implantado na Praça General Osório, em Ipanema; Praça Edmundo Bittencourt, no Bairro Peixoto; Praça Mauro Duarte, em Botafogo; Praça Eugênio Jardim, próximo à estação do Metrô Cantagalo e no Parque do Flamengo, entre outros.

Você pode gostar