Por O Dia
Publicado 20/12/2018 22:41 | Atualizado 20/12/2018 22:41

Rio - O Ministério das Cidades lançou nesta quinta-feira aplicativo para gerar a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) pelo celular ou tablet. A ferramenta é o primeiro dispositivo da categoria no mundo. Criado por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em parceria com Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo permite gerar o documento eletrônico remotamente sem a necessidade do comparecimento ao Departamento de Trânsito (Detran) ou do uso de certificado digital.

"Lançamos a carteira 3.0, ferramenta inovadora que o Brasil é vanguardista, para que os 25 milhões de brasileiros que já têm o QR Code no verso da sua CNH física possam utilizar no meio digital", declarou o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Para acessar a novidade é necessário ter CNH com QR Code impresso no verso do documento e fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponibilizado gratuitamente na Google Play e App Store. Atualmente, mais de 26 milhões de brasileiros têm o documento com o código de barras bidimensional.

Após fazer o cadastro no aplicativo, os usuários recebem um e-mail e devem clicar no link para ativar o registro. Em seguida, é preciso fazer login e clicar em 'adicionar documento'. A CNH Digital pode ser emitida de três maneiras: 'pelo celular', 'com certificado digital' e 'sem certificado' (comparecimento ao Detran). O aplicativo vai solicitar criação de senha de quatro dígitos que será a chave de acesso.

Você pode gostar
Comentários