Verão será com câmeras nas praias cariocas

Operação da PM e GM conta com imagens de helicópteros para garantir segurança

Por O Dia

Banhistas aproveitam o primeiro sol do Verão na Praia de Ipanema
Banhistas aproveitam o primeiro sol do Verão na Praia de Ipanema -

Rio - A temporada de verão estreou com praias lotadas e, neste sábado, contou com reforço no policiamento em toda a orla. Homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além de agentes de diversos outros órgãos da Prefeitura do Rio, atuaram do Flamengo, na Zona Sul, até o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. A novidade da Operação Verão 2018-2019, no entanto, está no uso da tecnologia.

De dentro do caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), policiais militares acompanham, em tempo real, as imagens captadas e transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), que sobrevoa toda a orla. Segundo a corporação, a tecnologia dá mais agilidade para o deslocamento de viaturas e policiais quando é identificada alguma situação.

O veículo do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) também recebe imagens das diversas câmeras de segurança espalhadas pela orla carioca. E, durante toda o trabalho de monitoramento, os PMs atuam na mesma frequência de rádio com a Guarda Municipal.

A PM conta com 1.200 policiais de unidades convencionais e especializada e um Carro de Comando Móvel baseado no Arpoador. Os trabalhos têm não só militares dos batalhões das áreas, mas também dos batalhões de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE), de Áreas Turísticas (BPTur), além do Grupamentos de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (GPTOU) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). Nas areias, ficam os policiais do Recom (Rondas Especiais de Controle de Multidões), especializados em aglomerações e com armamento não-letal.

Já na GM-Rio, o reforço de 500 guardas fez o efetivo diário subir de 1.500 para dois mil guardas. Isso permitirá a criação das forças-tarefas da Guarda e beneficiar operações de Réveillon e Carnaval. Além da Guarda Municipal, apoiam a ação as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Especial de Ordem Pública (SEOP) e de Transportes (SMTR).

Tempo vai mudar

Os banhistas aproveitaram o forte calor de ontem enquanto o tempo não virava. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva e céu encoberto no feriado do Natal.

Para este domingo, meteorologistas preveem tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas. Amanhã, o tempo estará nublado a encoberto com chuva. E terça, dia 25, a previsão também é de chuva com máxima de 26°C.

Galeria de Fotos

Em sessão que ocorreu na última terça-feira, na Câmara do Rio, vereadores aprovaram proposta Renan Olaz/ CMRJ
Banhistas aproveitam o primeiro sol do Verão na Praia de Ipanema Severino Silva
Catracas da Linha Amarela foram levantadas na quinta, por decisão da prefeitura, mas no dia seguinte, Justiça retomou cobrança de R$ 7,20 Marcio Mercante / Agência O Dia

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro