Na expectativa para o maior Réveillon a céu aberto, turistas acompanharam a montagem do palco do show da virada na orla de Copacabana - Fernanda Dias/Agencia O Dia
Na expectativa para o maior Réveillon a céu aberto, turistas acompanharam a montagem do palco do show da virada na orla de CopacabanaFernanda Dias/Agencia O Dia
Por O Dia

Rio - "Para ganhar um Ano Novo, que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo. Tem de fazê-lo novo. Eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre". O trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade é bom ponto de partida para refletir sobre os desafios a serem enfrentados em 2019.

Com suas crenças e tradições, expressadas nas roupas ou em reverências, a maior parte dos espectadores da festa da virada chegará à orla da Zona Sul de Metrô. O acesso ao bairro estará totalmente bloqueado a partir de 22h (veja os detalhes de todo o esquema no infográfico acima). As atrações musicais prometem agradar a gregos e troianos, ideais para embalar o êxtase provocado pelos 14 minutos de queima de fogos.

As comemorações já vêm ocorrendo nas últimas semanas, e tudo indica que vão se estender nos próximos dias. No Cristo Redentor, maior cartão-postal da Cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, haverá uma projeção especial, que possibilitará uma visão de rotação da estátua em 180 graus. Com isso, a impressão é que a imagem vai olhar para os bairros que ficam às suas costas. É a primeira vez que este efeito será apresentado.

Para o presidente da Riotur, Marcelo Alves, o Rio de Janeiro já bateu a marca histórica mundial em termos de recepção de turistas em grandes eventos. "Superamos Orlando e Miami. Os números estão aí e comprovam realmente o desejo dos visitantes de virem para o Rio. Muitos já vieram outras vezes. E isso é motivo de comemoração", afirma.

O brilho e o colorido dos fogos da maior festa de passagem do ano do planeta soam como um despertar: é hora de pensar o futuro, com fé e otimismo redobrados. Não é à toa que especialistas em psicologia positiva advertem, que mesmo diante de dificuldades e incertezas, cada um deve ter em mente a velha máxima: há 365 novas chances de sucesso pela frente. Portanto, nada de desânimo.

"Deixe de lado definitivamente ações irrelevantes, que não levam a nada, e o convívio de pessoas pessimistas. Adote atitudes e pensamentos positivos, que atraem alegria, saúde, dinheiro, trabalho e progresso em todos os sentidos. Comece o ano com o pé direito, em alto astral", ensina a psicóloga Olivia Klem Dias, que ajuda pessoas a estabelecerem metas para o reforço da autoestima e conquista do sucesso.

Para João Alexandre Borba, psicólogo e coach, mesmo sabendo que nem tudo, possivelmente, serão flores no caminho, o segredo é brindar a vida todos os dias. "Só o fato de estar vivo, já é uma dádiva. A motivação diária, seja a partir de pequenas coisas, como o calor de um abraço apertado ou um beijo carinhoso, impulsiona o motor da nossa vida, tanto pessoal quanto profissional", garante Borba, alertando para cuidados também com a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. "O bem estar deve ser completo", justifica.

Em Copacabana, 2,5 milhões de pessoas mais uma vez se juntam em um sentimento único: paz. "É através da tranquilidade que outras coisas boas acontecem. E quanto mais gente imbuída com o mesmo espírito emanado, melhor", acredita Borba.

Você pode gostar
Comentários