'Maçarico' toma conta do Rio

Com 42 graus no termômetro e sensação de 45, cidade bate recorde de calor no verão

Por

Pela manhã, temperatura já era de 40 graus no Centro. Athacherda (dir) teve que recorrer à sombrinha para proteger sua filha do sol forte -

Os termômetros da capital justificaram o jargão 'Rio 40 graus' no dia de ontem. Com a máxima de 42 graus, a cidade registrou o dia mais quente do verão. Sob céu claro, sol forte e sensação térmica que ultrapassou a casa dos 45 graus, segundo o Alerta Rio, os cariocas tiveram que recorrer a sombrinha e água fresca para suportar o mormaço que tomou conta da cidade.

Hoje a temperatura segue a mesma, mas a partir de amanhã haverá um recuo para 3 graus. Apenas na sexta-feira o sol sai de cena para dar lugar à chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet). No entanto, a temperatura se mantém alta até semana que vem.

O vendedor de água Vanderson Silva aproveitou o calorão para colocar uma grana no bolso. Antes das 11h de ontem, todas as garrafas haviam sido vendidas aos motoristas e pedestres que passavam pela Avenida Presidente Vargas, no Centro. "Estou faturando muito nesse verão", afirmou.

Já Athacherda Campos, mãe da Maria Alice, de 7 meses, disse que só sai de casa nesse verão quando necessário. "Só vim porque ela tinha médico marcado", contou a moradora do Caju. "Não tem coisa pior que o calor dentro do BRT lotado com ar quebrado! Hoje os quatro ônibus que peguei não tinham refrigeração" protestou a gestora de vendas Carla Calabria.

A sensação de sauna a céu aberto tem explicação: "os ventos que estão chegando ao Rio nos últimos dias são predominantemente das regiões Norte e Nordeste. São ventos de característica continental, ou seja, quentes e com baixa umidade", explicou Marlene Alves, meteorologista do INMet.

Na Baixada Fluminense e nas zonas Norte e Oeste do Rio teve chuva forte durante a tarde. Em Nova Iguaçu, moradores registraram até tempestade de granizo.

 

Galeria de Fotos

Pela manhã, temperatura já era de 40 graus no Centro. Athacherda (dir) teve que recorrer à sombrinha para proteger sua filha do sol forte FOTOS DE Luciano Belford/Agência O Dia
Turista posa para foto sob termômetro na Av. Presidente Vargas Luciano Belford

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro