'RioAmaLapa' foi inaugurado nesta quinta-feira   - Estefan Radovicz / Agência O Dia
'RioAmaLapa' foi inaugurado nesta quinta-feira Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por *Caio Cardoso

Rio - A Lapa, um dos bairros mais famosos e boêmios do Rio de Janeiro, recebeu nesta quinta-feira a escultura 'RioAmaLapa' — instalada na Praça Cardeal Câmara, conhecida como Praça dos Arcos. Assim como a Praça Mauá recebeu as obras 'Rio Cidade Olímpica' e 'Rio, Eu Te Amo', a Lapa também ganhou um mobiliário urbano para valorizar um dos principais cartões postais da cidade e promover o desenvolvimento local. A ação também é parte de um plano de valorização do Rio Antigo como destino turístico e cultural no período noturno e área para atividades artísticas diurnas, além de ações de impacto social.

Inspirada em peças de cidades como Amsterdã (“I Amsterdam”) e Nova York (“I love NY”), o mobiliário tem 2 metros de altura por 11 metros de largura e ficará a 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá. A peça, de autoria de Caio Leitão, foi produzida com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo, e tem elementos que simbolizam o bairro, como o bondinho, o samba e o patrimônio histórico. 

De acordo com um dos sócios do bar Rio Scenarium, Plínio Froes, a instalação do mobiliário certamente irá atrair mais turistas para o bairro, além de reforçar a segurança na área. "É uma conquista muito grande para todo o bairro, e nos foi passado que a operação da Lapa Presente será reforçada no local. Eles ficarão por mais tempo fazendo ronda, e isso é muito importante, pois nos dará mais segurança", contou.

Para o guia de turismo André Angulo, a montagem da escultura no bairro deve apresentar resultados positivos. "A proposta é atrair mais visitantes e iniciar um processo de melhorias. A Lapa é vitrine do Rio e esse tipo de ação reforça a relação com a cidade. O objetivo é que todos que vão conhecer a Escadaria Selarón (obra arquitetônica decorada pelo artista chileno radicado no Brasil Jorge Selarón, localizada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa), também visitem o mobiliário nos Arcos da Lapa e consigam fazer uma foto com tudo junto", explicou.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes

Você pode gostar