O QUE DIZEM AS CONCESSIONÁRIAS

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SuperVia

A SuperVia trabalha diariamente para melhorar cada vez mais os seus serviços e a experiência dos seus passageiros com os trens do Rio. Uma das conquistas da atual gestão, em parceria com o Governo do Estado, é a renovação da frota, que já possibilita que 99% das viagens em dias úteis sejam em trens refrigerados e 100% nos fins de semana. Estão entrando em circulação, gradativamente, seis novos trens comprados pelo Estado, que permitirão que todas as viagens sejam em trens com ar-condicionado todos os dias da semana.

Outra melhoria permitida pelos investimentos é na infraestrutura que, aliada ao reforço dos trabalhos de manutenção, possibilitaram a diminuição na quantidade de ocorrências envolvendo os trens durante as viagens. Por exemplo, em 2011, os trens apresentavam avarias a cada 23 mil quilômetros rodados, e hoje, esses trens viajam por aproximadamente 513 mil quilômetros sem apresentar qualquer tipo de falha. Importante ressaltar que todos os trens passam por vistorias técnicas diárias antes do início da operação para que circulem adequadamente.

Em relação aos atrasos, a SuperVia destaca que entre os principais problemas que atrapalham a circulação estão os atos externos, como furtos de cabos que afetam o sistema de sinalização; o impedimento do fechamento das portas dos trens, que danifica os equipamentos; o trânsito irregular de pessoas na via férrea, que impede que o trem circule com uma velocidade regular; e as consequentes interrupções, por medida de segurança, em função das ocorrências de segurança pública nas proximidades das estações. No Centro de Controle Operacional, a movimentação dos trens é acompanhada diretamente para que a circulação mantenha sempre o maior nível de regularidade e pontualidade, índices realizados acima dos previstos no contrato de concessão.

Diariamente, a SuperVia coloca em prática um dos seus principais valores, o espírito de servir. O objetivo da concessionária é atender o cliente com ênfase no respeito, qualidade e produtividade. Para isso, disponibiliza diversos meios buscando ouvi-lo e atendê-lo da melhor forma possível: SuperVia Fone (atendimento 24h); equipe de atendimento em redes sociais; Espaço Gratuidade e Balcão de Informações na Central do Brasil; equipes de “Posso Ajudar?” nas estações; bem como site e aplicativo para celular/tablet. A SuperVia acredita que a transparência e o comprometimento sejam fundamentais na prestação do serviço, nas melhorias que estão sendo implementadas e, principalmente, na comunicação com os passageiros.

MetrôRio

Segundo a última pesquisa IQS (Índice de Qualidade do Serviço), de setembro do ano passado, 94% dos clientes do MetrôRio indicam o modal para outras pessoas, o que mostra o alto nível de satisfação dos clientes. Em 2018, a Concessionária transportou mais de 240 milhões de passageiros. As 148 reclamações recebidas ao longo do ano passado pela Agetransp representam apenas 0,00006% do total de clientes transportados.

CCR Barcas

A CCR Barcas está sempre em busca de práticas que garantam a melhoria contínua na prestação do serviço de transporte aquaviário. Desta forma, a Ouvidoria da Concessionária, por meio do tratamento diferenciado para cada uma das manifestações dos usuários do modal, promove o aprimoramento constante dos procedimentos operacionais junto aos diversos setores da empresa. Entre os anos de 2017 e 2018, foi registrada uma redução de 12% no número de reclamações recebidas nos canais disponibilizados pela Ouvidoria, totalizando, em números absolutos, 725 e 636 reclamações, respectivamente.

Em 2018, a CCR Barcas obteve a média de 0,0033% ReclamaçõesPassageirosx100 o que representa que, a cada 1 milhão de passageiros transportados, somente 33 apresentaram alguma reclamação com relação ao serviço prestado. Tais índices comprovam o reconhecimento dos passageiros em relação à melhoria dos serviços prestados e dos investimentos realizados pela CCR Barcas desde o início de sua gestão, os quais trouxeram importantes progressos para o transporte aquaviário do Estado do Rio de Janeiro.

Rio Ônibus

O Rio Ônibus está trabalhando fortemente com os consórcios e as empresas para resgatar o sistema de transporte por ônibus na cidade, mas para isso é indispensável o apoio do poder público.

Mesmo com as dificuldades econômico/financeiras que assolam especialmente o município do Rio de Janeiro, e que resultou em 13 empresas fechadas nos últimos três anos, o setor conseguiu financiar e entregar à população centenas de novos ônibus com ar refrigerado nos últimos meses. Vale destacar que obstáculos como falta de reajuste regular da tarifa e a concorrência desleal principalmente do transporte clandestino, em especial na Zona Oeste - com mais de três mil vans piratas, por exemplo, tornam cada vez mais inviável a operação de ônibus na cidade. Esse cenário vem dificultando a manutenção dos veículos, a renovação da frota e o pagamento de salários e benefícios dos rodoviários.

O Sindicato, os consórcios e as empresas estão trabalhando no limite da capacidade operacional para manter o serviço com regularidade e segurança, e não deixará a população e os rodoviários desassistidos.

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