Novo trecho, na Avenida Marechal Floriano, está pronto há um mês - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Novo trecho, na Avenida Marechal Floriano, está pronto há um mêsEstefan Radovicz / Agência O Dia
Por GUSTAVO RIBEIRO

Rio - O prefeito Marcelo Crivella marcou reunião para esta sexta-feira com o presidente da concessionária do VLT Carioca para discutir a operação da Linha 3, que ligará a Central ao Aeroporto Santos Dumont pela Avenida Marechal Floriano. Já o Ministério Público do Rio (MPRJ) anunciou que vai analisar a situação da dívida da Prefeitura do Rio com o consórcio, que impede a inauguração do trecho, tendo como base reportagem publicada pelo DIA na terça-feira.

A Linha 3 deveria ter sido inaugurada até o dia 15 do do mês passado. Crivella discutirá o reequilíbrio econômico- financeiro do contrato com o consórcio, responsável pelas obras e operação. Ele alega que a prefeitura não está honrando os pagamentos da construção, concluída no prazo, devido a uma baixa demanda de passageiros, e que o município paga caro para compensar a empresa pela diferença de embarques previstos no contrato. "A prefeitura não pode arcar com sonho que não se realizou, senão o sonho vai virar pesadelo", afirmou o prefeito em nota.

A prefeitura e o consórcio ainda não esclareceram o valor da dívida. "Na sexta-feira vamos sentar para conversar, com os números nas mãos, e com uma visão mais realista e fazer uma coisa sustentável. Muitas coisas que foram feitas na administração passada são insustentáveis", ressaltou Crivella.

O MPRJ vai encaminhar representação, com cópia da matéria de O DIA, para as Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital, visando à apuração dos fatos. Segundo o Tribunal de Contas do Município, há duas auditorias previstas para abril: na Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp), para verificar o encerramento da obra, e na Subsecretaria de Projetos Estratégicos da Casa Civil, na qual será averiguada a parte financeira, incluindo os repasses do município.

Você pode gostar
Comentários