O médico do Flamengo João Marcelo Amorim está no IML  - Severino Silva/Agência O Dia
O médico do Flamengo João Marcelo Amorim está no IML Severino Silva/Agência O Dia
Por Gabriel Sobreira

Rio - O Instituto Médico-Legal (IML) trabalha as primeiras horas de sábado para identificar oficialmente, pela arcada dentária, as vítimas restantes do incêndio no centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu, em Vargem Grande, Zona Oeste. A informação foi confirmada pela assessoria da Polícia Civil. O médico do elenco profissional do clube, João Marcelo Amorim, esteve no IML acompanhando parentes das vítimas. Até as 20h20, oito corpos haviam sido identificados e liberados, faltando apenas dois.

Uma força-tarefa foi estabelecida a fim de ajudar no trabalho. O protocolo conhecido como DVI (Disaster Victims Identification) atua como uma equipe multidisciplinar e basicamente encabeçada por odontologistas e papiloscopistas. Não significa um reforço de pessoal, mas uma melhor organização a fim de agilizar os trâmites de identificação, segundo o IML.

Os corpos de Arthur Vinicius (reconhecido por arcada), Victor Isaias (digital), Pablo Henrique (digital e arcada), Bernardo Pisetta (arcada), Áthila Paixão (arcada) e Christian Esmério (arcada) foram retirados pelos familiares. Gedson Santos foi reconhecido por digital e arcada. O último a ser identificado, pouco antes das 20h, foi Rykelmo de Souza Viana, de 16 anos, também pela arcada. Ainda faltam ser identificados Jorge Eduardo Santos e Samuel Thomas Rosa. 

O corpo do goleiro Christian Esmério será enterrado neste domingo no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio, mas o horário ainda não foi definido. 

A identificação por DNA é o último estágio de reconhecimento, sendo o primeiro a digital, e depois a arcada dentária. Segundo a Secretaria da Polícia Civil, que responde pelo IML, o exame da arcada dentária é a prioridade, justamente por ser mais rápido do de DNA, cujo prazo depende do estado do tecido que os peritos vão retirar para os exames. O DNA não está descartado, mas a prioridade do órgão é através da arcada dentária. 

De acordo com o órgão, Pablo Henrique foi reconhecido com mais rapidez porque ele usava aparelho de dente e isso facilitou a identificação. O IML pede para que os familiares tragam toda documentação clinica, como tomografia e exames dentários, para facilitar e agilizar o trabalho.

 

Você pode gostar
Comentários