Motoristas passam na Avenida Niemeyer, reaberta após 12 dias - Estefan Radovicz/Agência O Dia
Motoristas passam na Avenida Niemeyer, reaberta após 12 diasEstefan Radovicz/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - Após 12 dias, a Avenida Niemeyer foi reaberta, na manhã desta segunda-feira. Entretanto, a via está liberada ao trânsito somente no sentido Leblon. No último dia 6, um deslizamento de terra após a forte chuva que atingiu a cidade engoliu um ônibus, provocou a morte de duas pessoas e deixou famílias desabrigadas no Morro do Vidigal, que margeia a avenida. 

No período da manhã, a Avenida Niemeyer funciona com uma reversível no sentido Leblon, das 6h30 às 10h30, visando aliviar o trânsito no sentido Zona Sul. Em seguida, ela vai funcionar em sistema pare e siga, conforme informou o prefeito Marcelo Crivella, participou da reabertura da via.

"Foram dias de trabalho intenso, a Geo Rio inspecionou as encostas, foram retiradas pedras que poderiam rolar e cortamos também muitas árvores que estavam prestes a cair. Agora, vamos fazer todas as obras de contenção. Quando a avenida estiver com mão e contramão, a partir das 10h30, a CET-Rio vai operar no esquema de pare e siga, porque ainda temos uma obra que interrompe, num trecho, uma das faixas. Essa era a última via importante para o trânsito que estava fechada por causa dos temporais", disse.

Galeria de Fotos

Motoristas passam na Avenida Niemeyer, reaberta após 12 dias Estefan Radovicz/Agência O Dia
Motoristas passam na Avenida Niemeyer, reaberta após 12 dias Estefan Radovicz/Agência O Dia
Avenida Niemeyer foi reaberta após 12 dias Estefan Radovicz/Agência O Dia
Avenida Niemeyer foi reaberta após 12 dias Estefan Radovicz / Agência O

De acordo com Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio, cerca de 35 mil veículos passam pela via que estava fechada e sua reabertura vai melhorar o fluxo em outras vias. "Vamos aliviar a Lagoa-Barra e no (túnel) Zuzu Angel, que receberam todos esses veículos no tempo em que a Niemeyer ficou fechada", disse Joaquim Dinis.

A previsão era que a reabertura acontecesse na noite de domingo, mas o conserto de um vazamento de uma tubulação da Cedae acabou atrasando a liberação. Painéis nas ruas da região informam aos motoristas sobre a liberação da via a agentes da CET-Rio orientam o tráfego.

Desde o temporal, funcionários da Prefeitura vinham trabalhando na contenção das encostas, na instalação de tapumes de proteção e na limpeza das pistas para liberar o trânsito. A Prefeitura mobilizou equipes da Geo Rio, da Comlurb e da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, além de agentes da Guarda Municipal e da CET-Rio, para deixar a via em condições de ser reaberta. Neste período, foram removidas 4.829 toneladas de resíduos das pistas, entre terra, pedras, troncos e galhos, o que corresponde a 805 caminhões cheios.

Você pode gostar
Comentários