Guardas municipais conduziram o acusado à 90ª DP (Barra Mansa). Ele é servidor do município desde 2010 - Divulgação
Guardas municipais conduziram o acusado à 90ª DP (Barra Mansa). Ele é servidor do município desde 2010Divulgação
Por FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - Um professor de Educação Física de uma escola municipal do bairro Ano Bom, em Barra mansa, foi detido ontem pela polícia e afastado de suas funções pela prefeitura por suposto assédio sexual a uma aluna de 14 anos. De acordo com depoimento da mãe da adolescente, a filha contou que as investidas do docente já vinham ocorrendo, sob ameaças, há pelo menos um ano.

Segundo o delegado da 90ª DP (Barra Mansa), Ronaldo Aparecido, como não houve prisão em flagrante, o acusado foi ouvido e irá responder em liberdade pelo artigo 216-A do Código Penal — constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função. A pena pode variar de um a dois anos de prisão.

"Hoje (ontem), orientada pela direção do colégio, ela conseguiu gravar, com o celular, parte das cantadas abusivas. Em uma delas, ele (o professor) diz que queria 'chupar os seus seios'. Numa outra parte, ele a ameaça covardemente, afirmando que era para minha filha não fazer nada, 'porque ela tem família'", contou a mãe da estudante. 

O assédio também teria se confirmado por meio de mensagens enviadas por WhatsApp. "No ano passado, minha filha teve um desempenho ruim na escola e vivia triste pelos cantos. Ela também parou de frequentar as aulas de Educação Física. Agora sabemos o motivo. Estou orgulhosa dela ter tido a coragem de denunciar o professor. Ela foi guerreira", completou a mãe da adolescente.

Em nota, a direção da Secretaria de Educação de Barra Mansa argumentou que "foi ágil no encaminhamento da denúncia de assédio sexual à 90ª DP e ao Ministério Público". "Em menos de 12 horas, a Secretaria de Educação formalizou a denúncia junto às autoridades, afastando o servidor de sua função. Ele responderá a inquérito administrativo", informou o documento.

"Tão logo recebemos as informações e o áudio gravado pela aluna, convocamos o professor para comparecer na secretaria na manhã de hoje para prestar esclarecimentos sobre os fatos. Acionamos a Guarda Municipal, que conduziu o acusado à 90ª DP", afirmou o secretário de Educação, Vantoil de Souza.

 

Jovem gravou o assédio
Publicidade
No memorando expedido pela direção da escola, a denunciante relata que era assediada desde 2018. E que ontem, quando estava na biblioteca da unidade, o professor foi chamá-la para a aula de Educação Física. Ele também teria massageado seus ombros.
O documento relata que o fato foi testemunhado por uma professora, uma estagiária e um aluno do oitavo ano. "A denunciante contou que foi para a aula disposta a gravar áudio que comprovasse o assédio e conseguiu. Na gravação, o professor diz que "ia deixá-la em paz, mas não ia deixar de querê-la".
Publicidade
Você pode gostar
Comentários