José foi baleado em Bento Ribeiro - Arquivo Pessoal
José foi baleado em Bento RibeiroArquivo Pessoal
Por *Felipe Rebouças

Rio - "Há, pelo menos, três ocorrências de assalto por dia contra taxistas". A frase é de André Oliveira, presidente da Associação de Assistência aos Motoristas de Táxi do Brasil (Aamotab), que reflete a situação de vulnerabilidade da categoria. Na tarde desta terça-feira, o motorista José Francisco de Lima, de 58 anos, se negou a levar um adolescente para uma favela e morreu após ser baleado na cabeça, num posto de gasolina em Bento Ribeiro, Zona Norte do Rio. O autor do disparo, de 17 anos, foi apreendido em flagrante.

Oliveira conta que em dezembro do ano passado, José – que era motorista auxiliar – se frustrou ao acreditar que, enfim, havia adquirido o certificado de automação. Na verdade, um homônimo ocupou a 174ª vaga na lista com 175 nomes, publicada pela Prefeitura no Diário Oficial de 14 de dezembro de 2018. "Ter a autonomia era o sonho da vida dele. Ele chegou a celebrar ao ver a lista pela primeira vez, mas ficou muito desgostoso quando descobriu que não era ele", relata o presidente da associação a qual José fazia parte.

"Talvez tenha reagido à situação justamente por não estar passando por um momento bom da vida", diz Oliveira. Pai de dois filhos, José é lembrado na associação pelas vezes que trazia refrigerante e sanduíche para os funcionários durante o turno. "Ele era muito humano, muito amigo e acima de tudo, muito trabalhador. Fazia dupla jornada como pedreiro para sustentar a família. Além dos filhos está deixando uma esposa hipertensa", conclui Oliveira.

Outros casos

Esse não é o único caso recente envolvendo um taxista morto em tentativa de assalto no Estado do Rio. No mês passado, um taxista foi executado a tiros durante um assalto em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. André Luiz Silva do Amaral foi levado para o Hospital Estadual Azevedo Lima, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Polícia Civil, dois homens atiraram contra a vítima quando ela entrava na sua casa, no bairro Maria Paula.

Em novembro do ano passado, outro taxista foi encontrado morto com marcas de tiro dentro de um veículo abandonado na Rodovia Washington Luís, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, que tinha 61 anos, foi localizada pelos agentes durante a madrugada.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes

Você pode gostar
Comentários