Por O Dia

O ano letivo mal começou, mas a maioria dos estudantes já sonha com as famosas notas 10 nas provas. E, para não fazer feio, de acordo com especialistas ouvidos pelo DIA, o importante é se organizar e criar um hábito de estudos para o dia a dia em casa.

Segundo a orientadora pedagógica Sara Azevedo, estabelecer horário de estudo para ser seguido em casa ajuda o aluno a memorizar conteúdos, compreendê-los e se sentir seguro para realizar as provas.

"Essa é a melhor hora para se começar a criar hábito de estudos, que ensejem uma extensão das atividades escolares. Os jovens ainda estão com a cabeça fresca das férias", justifica ela, afirmando que o dever de casa é um instrumento importante para desenvolver uma rotina de estudos e pesquisas.

A pedagoga Jucélia Silva Dias endossa algumas dicas sugeridas também por Sara, com estipular um horário fixo para os estudos, longe do celular e TV; organizar o tempo para as atividades escolares, mesclado com diversão, exercícios, sono e alimentação balanceada; estudar em local limpo e arejado, além de buscar sempre que precisar, parceria e ajuda de professores e pais.

O site www.estudareaprender.com define hábito como um comportamento de repetição de estudos e pesquisas. Ou seja, o cérebro transforma uma rotina diária em hábito. É como se escovar os dentes, amarrar o cadarço ou pentear o cabelo.

Você pode gostar
Comentários