Por Maria Luisa de Melo

Rio - Um vazamento de óleo atingiu a região do Parque das Baleias, na Bacia de Campos, na manhã deste sábado. A informação foi divulgada pelo Comando do 1º Distrito Naval da Marinha, através de nota. A localidade afetada fica no litoral sul do Espírito Santo, a cerca de 80 km da costa.

Ainda de acordo com o informativo, a Petrobras instalou gabinetes de crise em Vitória (ES) e no Rio de Janeiro (RJ), com a participação da Marinha e do IBAMA, para resolver o problema.

"No momento, todos os esforços estão sendo adotados, no sentido de conter e mitigar os impactos desse vazamento. A Marinha instaurou Inquérito de Acidente e Fato de Navegação para apurar as causas e responsabilidades do ocorrido", diz o documento.

Procurada, a Petrobras confirmou o vazamento, que teria sido provocado pelo "rompimento de um mangote (mangueira) da P-58, durante transferência de óleo para navio aliviador". O volume do vazamento, segundo informações da Petrobras, foi estimado, por sobrevoo, 188 m³ - o equivalente a 188 mil litros. Com o escape de óleo, a transferência foi interrompida. Não há vítimas.

A Petrobras informou ainda que duas embarcações estão no local contendo e recolhendo o óleo. As simulações iniciais indicam que não há risco de a mancha chegar à costa. Está sendo realizado sobrevoo com especialistas para avaliação da região.

A Petrobras já comunicou a ocorrência aos órgãos reguladores competentes e uma comissão está sendo formada para investigar as causas da ocorrência.

Você pode gostar
Comentários