Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 31 de maio - Luciano Belford/Agência O Dia
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 31 de maioLuciano Belford/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde monta hoje posto de vacinação contra a febre amarela. A unidade está na Praça 15, no Centro, e o atendimento vai acontecer até a próxima quinta-feira, dia 28. Na semana passada, um ponto foi instalado na Central do Brasil e, em quatro dias, aplicou a vacina em 784 pessoas.

Em março, as ações de vacinação contra a febre amarela serão ampliadas com os postos fixos na Central do Brasil e na Praça 15, além de unidades volantes no Calçadão de Nova Iguaçu, em Bangu, Alcântara, em São Gonçalo, na Ceasa e na Rodoviária Novo Rio, entre outros locais. Ao todo, serão 35 pontos. Eles vão aplicar a dose da vacina até o dia 30 de maio.

A vacina tem restrições para alguns grupos. Ela não é indicada para bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos e com doenças hematológicas graves) e grávidas.

Os principais sintomas são dor de cabeça, febre, amarelamento da pele, dores musculares e articulares, náuseas e indisposição. Em 2018, foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, com 84 óbitos. A Secretaria de Estado de Saúde não registrou casos em 2019.

DOAÇÃO DE SANGUE

O Hemorio e o Instituto Arcádia levam, na próxima terça-feira, para as ruas do Centro do Rio, o bloco Vem Doar Pra Mim. O objetivo é incentivar a doação de sangue durante o período de Carnaval, que registra baixa de 30% nos estoques. O bloco vai se concentrar na Praça da Candelária, às 9h, e seguirá para a sede do hemocentro, às 10h. A escola de samba Beija-Flor de Nilópolis vai animar os foliões com a sua bateria.

Você pode gostar
Comentários