MAPA CARNAVAL - ARTE O DIA
MAPA CARNAVALARTE O DIA
Por O Dia

Pelo menos 30 fotos de vistoria do Ministério Público na Marquês de Sapucaí mostram ligações elétricas improvisadas, fios desencapados, hidrantes sem mangueiras e inexistência de extintores de incêndio em camarotes, entre eles o da Riotur, no setor 11. Com base na inspeção do órgão, em outubro, o desfile passou a depender de inspeção e de um laudo especial do Corpo de Bombeiros no prazo de 24 horas por ordem da juíza da 1ª Vara de Fazenda Pública, Monica Ribeiro Teixeira.

E mais: a magistrada determinou que após o laudo dos militares com expedição de certificação de aprovação, com autorização especial, seja assinado termo de responsabilidade pelos presidentes da Riotur, Marcelo Alves, e o da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, assegurando que o Sambódromo reúne condições de segurança suficientes para os expectadores, trabalhadores, jurados e integrantes das agremiações.

Na ação civil pública, Glaucia Maria da Costa Santana, sustenta um "descaso do poder público municipal e da Liesa com a vida e segurança de todos aqueles que utilizam o local, uma vez que o não atendimento às normas legais e normativas técnicas exigidas pelo Corpo de Bombeiros remonta à construção do Sambódromo da Marquês de Sapucaí".

Segundo o MP, há mais de 35 anos, a Liesa e a Riotur não atendem às normas legais e técnicas exigidas pelo Corpo de Bombeiros. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, questionou a ação às vésperas dos desfiles. "Nos causa preocupação esse questionamento tão próximo do Carnaval. Estamos tratando com o MP, Bombeiros e PM desde novembro e dezembro. Tudo que nos foi pedido foi feito. Segurança é importante, mas enquanto permissionários, somos apenas usuários do espaço", argumentou Castanheira.

Ele alegou não saber o teor da ação pública. "Certamente o que podemos dizer pela experiência é que os Bombeiros estão conosco no processo de estruturação dos desfiles. Seria leviano falar sobre a segurança. Nossa especialidade é falar sobre a parte artística mas, da análise do dia a dia, nada nos causa estranheza", finalizou Jorge. Procurado, o presidente da Riotur Marcelo Alves não foi localizado.

Você pode gostar
Comentários