Motoristas lotam a sede do Detran para a emissão de novo documentoAntonio Puga
Por Antonio Augusto Puga
Publicado 14/02/2019 03:00 | Atualizado 14/02/2019 08:52

Rio - Os ataques de bandidos a motoristas têm reflexos e aumentam o número de pedidos de segunda via de documentos. É que, geralmente, ao roubar veículos, os assaltantes levam bolsas, carteiras, tudo o que está com os ocupantes dos carros. A procura pela segunda via da Habilitação tem sido intensa nos postos do Detran, onde as filas são imensas. Segundo dados do órgão, a média de emissão da segunda via, em janeiro, devido a roubos ou furtos é de 240 por dia.

No levantamento do Detran, a média diária a partir de 2015 vem crescendo. Em janeiro daquele ano foram emitidas 150 por este motivo, já em 2016, no mesmo mês, passou para 170. Em 2017 foram 180, enquanto no ano passado foram emitidas 200 carteiras.

O motorista de aplicativo Marcos Alexandre teve o carro roubado em Irajá e os documentos foram junto. "Fecharam o meu carro e tive que entregar tudo. Sem carro e carteira de Habilitação não tenho como trabalhar. Preciso de agilidade na emissão da segunda via".

A situação não é diferente para o autônomo Luan Favero, 24 anos. Homens armados levaram o carro e os documentos. "Estava em Vicente de Carvalho quando fui roubado. Perdi o carro que usava para trabalhar e documentos. Estou perdendo meu tempo para conseguir nova Habilitação. Encontrei vários casos iguais na fila".

Ana Fernandes foi vítima de arrastão na Avenida Brasil, em Coelho Neto. "Levaram meu carro, equipamentos e documentos. O pior é que eu e as outras pessoas que estão nesta fila do Detran vão fazer parte das estatísticas, nada mais".

Serviço

Quem teve a Habilitação roubada ou furtada deve procurar a sede do Detran, no Centro do Rio, para obter a segunda via. Segundo o órgão, o motorista pode solicitar a isenção da taxa de segunda via do documento, desde que tenha sido emitida pelo Detran-RJ e estar na validade. Para quem mora no interior basta procurar um posto do Ciretran.

Sede do Detran - Avenida Presidente Vargas, 817/sobreloja.

Horário de funcionamento - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (a distribuição de senhas para atendimento é feita até as 16h30).

Documentos necessários - Originais do documento de identificação e do Registro de Ocorrência. No registro deve constar, por escrito, o nome do documento roubado ou furtado e, na ausência dessa informação, o solicitante poderá realizar uma declaração feita de próprio punho.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias