Bombeiros emitem laudo favorável a desfiles no sambódromo do Rio
 - Onofre Veras/Parceiro/Agência O Dia
Bombeiros emitem laudo favorável a desfiles no sambódromo do Rio Onofre Veras/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A Marquês de Sapucaí, palco da grande festa do carnaval, passou por uma inspeção do Corpo de Bombeiros horas antes do início dos desfiles das escolas de samba da Série A, previsto para às 22h30 desta sexta-feira, após determinação da Justiça do Rio. Os militares chegaram ao local por volta das 9h55 para fazer o trabalho, que terminou por volta de 12h20.

O DIA tenta contato com o Corpo de Bombeiros desde às 7h50, tanto por email quanto por telefone, para saber detalhes sobre como será feita a inspeção e o que será considerado para emitir o laudo especial, mas até às 10h30 não teve respostas. 

Imagens feitas durante a vistoria do Ministério Público do Rio (MPRJ) na Marquês de Sapucaí mostram ligações elétricas improvisadas, fios desencapados, hidrantes sem mangueiras e inexistência de extintores de incêndio em camarotes, entre eles o da Riotur, no setor 11. Na quarta-feira, o órgão ajuizou um pedido para interditar o Sambódromo caso os bombeiros não emitam a autorização.

Com base na inspeção do órgão, em outubro, o desfile passou a depender de inspeção e de um laudo especial do Corpo de Bombeiros no prazo de 24 horas por ordem da juíza da 1ª Vara de Fazenda Pública, Monica Ribeiro Teixeira, decretada no início da noite desta quinta-feira.

Choques durante ensaio técnico

Uma sensação de choques elétricos durante os ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí chamou a atenção quando passaram as escolas São Clemente, Mangueira e Portela há duas semanas. Na ocasião, torcedores reclamaram de receberem pequenas descargas em meio a um temporal.

Os choques teriam ocorrido no setor 3. Neste local, a vistoria do Ministério Público apontou para ligações elétricas improvisadas. “Há disjuntores soltos (...), cabeamento desencapado (...). Na arquibancada, não há aterramento de parapeitos, nem da estrutura de suporte do painel de LED”.

Você pode gostar
Comentários