Centro de Operações informa que deve chover fraco na noite desta sexta-feira - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia
Centro de Operações informa que deve chover fraco na noite desta sexta-feiraReginaldo Pimenta / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção às 5h50 desta segunda-feira. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (COR), núcleos de chuva moderada a forte vindos do oceano estão atuando sobre a capital fluminense, gerando pancadas de chuva moderada a forte na região da Baía de Sepetiba, na Zona Oeste.

Outros núcleos de chuva moderada a forte seguem se deslocando do oceano para o litoral do município, já ocasionando pancadas de chuva moderada a forte na Barra da Tijuca e na Zona Sul.

Agente da prefeitura trabalha para desobstruir bueiro - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Nas últimas 24 horas, a região que mais choveu foi Santa Cruz com 68,2 mm. Tijuca foi o bairro mais afetado em seguida, com 34,6 mm; Copacabana (28,6mm), Jardim Botânico (26,8 mm), Muda (25,4 mm) e Santa Teresa (20 mm) vêm logo depois.

Houve bolsões d'água na Rua do Catete, na Bulhões Carvalho, em Copacabana, na Avenida Epitácio Pessoa (atura da Vinicius de Moraes), em Ipanema; na Avenida Francisco Bicalho, na Rua Frei Caneca, no Estácio, na Rua Hélio Brandão, na Cidade Nova, na Avenida Mem de Sá, na Lapa; e em mais ruas das zonas Norte e Oeste.

Alagamento na Rua do Catete, esquina com a Silveira Martins - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Houve bolsões d'água em diversas áreas da cidade:

. Catete: Rua do Catete na altura da Silveira Martins

. Maracanã: Rua Ibituruna (altura da Morais e Silva)

. Avenida Brasil: Sentido Centro (altura da Cidade Alta e entre Olaria e Bonsucesso) e sentido Zona Oeste (altura do Viaduto da Ilha e Mercado São Sebastião)

. Itanhangá: Estrada do Itanhangá

. Muzema: Avenida Engenheiro Souza Filho

. Santa Cruz: Rua Senador Camará (altura do Fórum Regional de Santa Cruz)

Houve quedas de árvore no Alto da Boa Vista, na altura da comunidade da Fazendinha; e na Radial Oeste, no sentido Centro, após a estação de São Cristóvão; e na Rua Real Grandeza, em Botafogo.

Bolsão d'água no inicio do viaduto de acesso à Avenida Presidente Vargas - Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Previsão

A previsão para as próximas horas é de chuva moderada/forte, podendo ser muito forte em curto período de tempo, acompanhada de raios e rajadas de vento. A temperatura máxima do dia será de 31°C e a minima de 21°C.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.

Vento e maré

Os ventos ao longo desta segunda serão de fraco a moderado.

Há aviso de ressaca nas praias. A Marinha informa que as ondas podem atingir os 2,5 metros de altura até às 9h de terça.

Queda de árvore no Algo da Boa Vista - Divulgação / COR

A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

· Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

· Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito;

· Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

· Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

· Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;

· Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

· Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

· Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;

Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Você pode gostar
Comentários