Governador recebe pais de Marielle Franco no Palácio Guanabara - Divulgação / Carlos Magno
Governador recebe pais de Marielle Franco no Palácio GuanabaraDivulgação / Carlos Magno
Por O Dia

Rio - O governador do Rio Wilson Witzel recebeu nesta quarta-feira, os pais de Marielle Franco, Antônio Francisco da Silva e Marinete Silva, além de Jurema Werneck e Margaret Huang, diretoras-executivas da Anistia Internacional Brasil e Estados Unidos, respectivamente, no Palácio Guanabara, Zona Sul do Rio.

No encontro, Witzel pediu desculpas para a família por participar de um evento de campanha em Petrópolis onde uma placa com o nome de Marielle foi quebrada pelos deputados Rodrigo Amorim e Daniel Silveira, ambos do PSL. O então candidato ao governo do estado fazia um comício, na Região Serrana.  

"Ele nos pediu desculpas", contou Marinete, mãe da vereadora, aos jornalistas. 

O governador também reiterou com a família o compromisso com a segunda fase do caso, que, a partir de agora, investigará as motivações e o possível mandante do crime.

"A Secretaria de Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro estão empregando todos os esforços neste caso. Asseguro a todos que vamos seguir trabalhando para que tudo seja esclarecido. Temos uma polícia altamente capacitada e independente, que se utilizou de técnicas modernas de investigação na primeira fase e continuará da mesma forma na segunda etapa", afirmou o governador.

As representantes da Anistia Internacional agradeceram pelo encontro e apresentaram a proposta de um mecanismo independente para acompanhar a investigação policial. Jurema ainda pontuou que o Brasil pode fazer a diferença ao elucidar o crime de grande repercussão no país e no mundo.

"Nossa presença hoje serviu para apresentar as preocupações da Anistia Internacional no caso Marielle Franco e também reconhecer o primeiro passo dado ontem, quando foram apresentados os dois suspeitos de assassinar Marielle. Tivemos a oportunidade de ouvir do governador o firme compromisso de seguir com as investigações e a concordância de que este foi apenas o primeiro passo. Ele se comprometeu diante da família de Marielle e da Anistia que a investigação vai prosseguir até que possamos responder a todas as questões que estão sendo colocadas", disse a diretora-executiva brasileira.

Marinete Silva, mãe de Marielle, disse se sentir mais segura após a reunião com o governador e ouvir a garantia do prosseguimento do caso.

"Foi uma honra ter sido recebida pelo governador e ouvir dele o compromisso com a segunda etapa da investigação", declarou Marinete.

Governador recebe Anistia Internacional e pais de Marielle Franco - Divulgação / Carlos Magno

Conselho Estadual de Segurança

Wilson Witzel também falou sobre a iniciativa do governo de ter criado o Conselho de Segurança do Rio de Janeiro pela primeira vez no Rio de Janeiro. E, aproveitou para convidar a Anistia Internacional a participar das reuniões do órgão.

"A Anistia Internacional está convidada a acompanhar as reuniões do nosso Conselho Estadual de Segurança. Estamos sempre abertos ao diálogo. Nosso compromisso é com a ética e transparência", disse.  

Você pode gostar
Comentários