Suspensão do passe livre é válida por 15 dias - Daniel Castelo Branco / Agência O DIA
Suspensão do passe livre é válida por 15 diasDaniel Castelo Branco / Agência O DIA
Por O Dia

Rio - A Câmara Municipal aprovou, na tarde desta quarta-feira, em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Dr. Jorge Manaia (SD), que aumenta o tempo de utilização do Bilhete Único municipal de 2h30 para 3h.

"Com obras inacabadas e os constantes engarrafados na cidade é muito importante a aprovação desse projeto para que as pessoas tenham um conforto e um incentivo para utilizar o transporte público", relatou Manaia.

O projeto de lei está em tramitação desde 2010, quando o tempo de utilização do benefício era apenas de 2h, mas "sofreu muita resistência no governo Eduardo Paes", disse o vereador. "Foi uma briga grande", afirmou. Em 2014, o próprio prefeito, em decreto publicado no Diário Oficial do município, aumentou o tempo para 2h30, ainda abaixo do tempo pedido no projeto de lei.

Manaia se baseou em reclamações da população e estudos realizados por diversos órgãos, estimando o tempo de deslocamento na cidade. Em estudo realizado pela Fetranspor em 2016, por exemplo, foi estimado que os moradores de Japeri gastam em média 3h06 de deslocamento. Em Queimados, o tempo médio registrado foi de 2h54.  

O projeto vai para sanção do prefeito Marcelo Crivella, que pode aprovar ou rejeitar a medida. Procurada pelo DIA, a Rio Ônibus informou que não vai comentar a votação.

Você pode gostar
Comentários