Mais Lidas

Festival reúne mulheres tatuadoras

Quinta edição do evento reunirá tatuagem, feira livre e atrações artísticas no Centro do Rio

Por O Dia

Festival Mulheres Tatuadoras acontece nos dias 6 e 7 de abril
Festival Mulheres Tatuadoras acontece nos dias 6 e 7 de abril -

Rio - Nos dias 6 e 7 de abril acontece a 5ª edição do Festival Mulheres Tatuadoras, que reúne tatuadoras mulheres, desde aprendizes à profissionais de renome, de diferentes estilos e localidades para mergulharem juntas no universo da tatuagem. O evento será realizado na Casa xoTTTa, estúdio no Centro, construído e gerido também exclusivamente por mulheres com intuito de fortalecer o trabalho e valorizar os talentos de outras. 

Participam dessa edição 11 tatuadoras. Na edição especial de abertura da Casa xoTTTa, serão sete tatuadoras residentes da casa e mais quatro convidadas. Para as próximas edições, o festival abre inscrições para mulheres de qualquer parte do mundo, pelos perfis do Instagram e Facebook. As inscrições são feitas através de um formulário, e a curadoria visa formar times de tatuadoras diversos, dando oportunidade de mulheres que estão iniciando trabalharem ao lado de suas "musas inspiradoras". Ao todo, em quatro edições, cerca de 40 mulheres já tatuaram no festival e mais de 200 tatuagens foram feitas.

Tatuadora há 5 anos e meio, Lis Mainá, conhecida como Tatudona, criou o festival e transformou sua casa em espaço de fortalecimento, apoio e troca entre mulheres que usam a agulha e tinta como profissão. "O festival começou no quintal da minha casa, na Zona Norte, onde funcionava meu antigo estúdio. A casa é grande e já organizávamos outros eventos por lá. Ao longo da minha carreira, fui descobrindo a importância e a potência de se estar entre mulheres. Foi com intuito de multiplicar esses encontros que o festival surgiu. Jamais pude imaginar que algo criado tão despretensiosamente poderia repercutir da forma como aconteceu, então tive uma certeza: era isso que era isso que eu precisava continuar fazendo", diz Lis.

Com a programação dividida em dois dias, de 10h às 20h, o festival contará com atividades gratuitas para além do tradicional Flash Day: rodas de conversa e atrações artísticas também fazem parte da programação. Será oferecida feirinha livre com artistas, bar da cervejaria da mulher guerreira e comidas veganas. A casa, localizada na Rua Frei Caneca, 54, Sobrado pede que as pessoas tragam seus copos.

O evento que também é produzido por mães levanta a bandeira do espaço das crianças. "Lugar de mãe é onde ela quiser, com ou sem sua cria", finaliza Lis.

Programação completa:

Sábado

Das 10h às 20h - Flashday com as tatuadoras:

@rafs.tattoo

@luanaxaviertattoo

@camilaschindler

@lunabastos_

@tecidio

@ludiktattoo

Das 15h às 18h - xoTTTa talks + Roda de conversa

Das 18 as 18:30 - Performance “A carne” com Renata diva Batista

Das 19 às 20h - Pocket show com @mariadj_maria

Domingo

Das 10h às 20h - Flashday com as tatuadoras:

@mimuratattoo

@tatudona

@gbrlserrano

@_indiatattoo

@lunabastos_

@zangadas_tatu

18h - Performance com Mariah Valeiras

19h - Pocket show com Slam das minas

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários