Fiscais descartam quase uma tonelada de alimentos de açougue em Campo Grande - Divulgação
Fiscais descartam quase uma tonelada de alimentos de açougue em Campo GrandeDivulgação
Por O Dia

Rio - A Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio interditou, na noite desta segunda-feira, um açougue em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Após um atendimento à denúncia registrada na Central 1746, o estabelecimento Rei das Carnes, na Rua Barcelos Domingos, passou por uma fiscalização que durou cerca de quatro horas e terminou por volta das 20h. Os técnicos encontraram irregularidades no local, tais como carnes sem identificação mantidas em temperaturas insuficientes para a conservação e total falta de higiene na manipulação de alimentos, além da presença de moscas, baratas e outros insetos no estabelecimento. Ao todo, foram descartados 964 quilos (quase uma tonelada) de alimentos impróprios ao consumo.

Entre os procedimentos inadequados, havia 172 quilos de cortes de frango à venda sem proteção, 108 quilos de frango a passarinho e 71 quilos de hambúrguer manipulados inadequadamente e 44 quilos de cortes de carnes salgadas sem identificação. O estabelecimento foi interditado e autuado. A operação teve o apoio da Comlurb para a retirada dos produtos inutilizados.

"Nossos técnicos identificaram diversas irregularidades no estabelecimento, que apresentava riscos em geral à saúde pública. Eles flagraram até consumidores se servindo de carnes misturadas e sem qualquer proteção. O consumidor deve estar atento à forma como os produtos são comercializado. Eles precisam estar embalados, identificados por rótulos com a validade e a procedência, e não pode haver misturas de carnes, o que favorece a contaminação cruzada. Conta tudo isso, é fundamental contarmos com o apoio da população denunciando no 1746", alertou Pedro Paulo Ferraz, que integra a equipe da Coordenação de Alimentos da Vigilância.

O DIA procurou o açougue Rei das Carnes, que informou não querer comentar a ação. O espaço está aberto para outras manifestações.

Você pode gostar
Comentários