Familiares das vítimas protestaram com faixas, flores e placas.Reprodução / Internet
Por O Dia
Publicado 31/03/2019 12:48 | Atualizado 31/03/2019 18:25

Rio - Familiares das vítimas da Chacina da Baixada, que matou 29 pessoas em Nova Iguaçu e Queimados em 2005, fizeram uma manifestação, neste domingo, quando a tragédia completa 14 anos.

Aproximadamente 100 pessoas se reuniram na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na altura de Nova Iguaçu, com faixas, flores e placas com os dizeres "Rua Nossos Mortos Têm Voz", inspiradas nas que homenageiam à vereadora Marielle Franco, também lembrada no protesto. A parlamentar, assassinada há um ano, apoiava a luta de familiares das vítimas de violência.

Chacina da Baixada

Na noite de 31 de março de 2005, 29 pessoas, escolhidas aleatoriamente, foram assassinadas entre os municípios de Nova Iguaçu e Queimados. Dentre as vítimas estão crianças, comerciantes, estudantes, funcionários públicos, marceneiros, pintores e garçons, que estavam na porta de suas casas ou andavam pelas ruas.

PMs envolvidos

O Ministério Público do Rio (MPRJ) denunciou 11 policiais militares pela chacina. Em 2006, cinco deles foram a júri popular. O cabo Gilmar Simão, assassinado em 2006, e o cabo Ivonei de Souza, foram acusados por formação de quadrilha. Ivonei entrou com recurso contra a decisão. Outros quatro PMs foram soltos, a pedido do MPRJ, por falta de indícios para incriminá-los.

Você pode gostar

Comentários

Publicidade

Últimas notícias