Os selecionados integram os mais de 8 mil matriculados nas escolas estaduais de Santa Cruz - Divulgação
Os selecionados integram os mais de 8 mil matriculados nas escolas estaduais de Santa CruzDivulgação
Por O Dia

Rio - A quinta-feira (28/03) foi de muita alegria e orgulho para os estudantes da rede estadual de ensino de Santa Cruz que obtiveram destaque no desempenho em salas de aula. Sessenta alunos receberam, na manhã de hoje, uma bolsa única de R$ 2.500 na cerimônia oficial do programa Reconhecimento Ternium Educação, parceria da siderúrgica com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). Além da recompensa financeira, os estudantes vão se tornar monitores em suas escolas, compartilhando conhecimento com os colegas.

Os selecionados integram os mais de 8 mil matriculados nas escolas estaduais de Santa Cruz. Os 60 melhores estudantes obtiveram não apenas notas acima de 8, mas também comportamento de excelência, sem o registro de nenhuma falta ou advertência ao longo do ano letivo de 2018. O evento, realizado no auditório da Ternium, reuniu alunos, pais, professores, comunidade escolar e funcionários da empresa. O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, e a secretária estadual de Assistência Social e de Direitos Humanos, Fabiana Bentes, prestigiaram o reconhecimento feito aos alunos.

A diretora Marcia Fátima Rocha, do Colégio Estadual Barão do Rio Branco - que teve 29 estudantes entre os premiados – avaliou que o reconhecimento é apenas o início de trajetórias de vidas de sucesso. Ela contou que o programa tem estimulado melhorias não apenas nas notas dos alunos, mas também em aspectos como disciplina e frequência.

"A educação é o caminho para o sucesso desses jovens, não há outro. Meus alunos moram em comunidades carentes, algumas muito violentas. Mas a gente precisa seguir acreditando no diálogo, no respeito e no incentivo aos estudos. Que eles sejam agentes multiplicadores de um projeto que está nos ajudando muito", elogiou a diretora.

David Martins, um dos estudantes que obteve a bolsa, contou que, em um primeiro momento, foi até difícil acreditar no incentivo:

"Parecia algo surreal, mas temos a certeza de que jamais seremos os mesmos. Vamos continuar nos esforçando, e agora com a convicção de que as grandes oportunidades surgirão por meio da educação. Nós podemos fazer a diferença", comemorou.

Secretários estaduais elogiam a parceria público-privada

O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, elogiou o desempenho dos estudantes e ressaltou a parceria da empresa com o Estado em outros projetos de educação, como, por exemplo o apoio da Ternium ao Colégio Estadual Erich Heine, que teve a melhor nota da rede pública no Ideb em 2018:

"É uma alegria muito grande ver o esforço desses alunos reconhecido dessa maneira. O incentivo da empresa é muito importante para a educação em nosso Estado. Agradeço publicamente aos professores e aos demais profissionais de educação pelo empenho diário, mesmo diante de tantos desafios que ainda precisamos enfrentar", destacou o secretário Pedro Fernandes.

A secretária estadual de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, Fabiana Bentes, considera que incentivar diretamente os alunos é uma ação de imensa importância, à medida que colabora para transformar a sociedade:

"Com esse tipo de reconhecimento, se cria motivação, inspira os amigos de quem foi destaque e transmite à família dos estudantes a perspectiva de um futuro melhor. É um ecossistema todo que muda, e não só o dos beneficiados", elogiou Fabiana Bentes.

Desde que se instalou em Santa Cruz - quando adquiriu a CSA, no fim de 2017 -, a Ternium aumentou em quase 40% o investimento em projetos para a comunidade, principalmente na área de educação, que é uma prioridade para a companhia.

"O Reconhecimento Ternium Educação vem sendo realizado desde 1976 por nossas empresas em diferentes lugares do mundo. Aonde atuamos, investimos em educação. Acreditamos na parceria entre indústria e comunidade, e em construir juntos mais desenvolvimento para a sociedade", destacou o presidente da Ternium, Marcelo Chara.

Você pode gostar
Comentários