CNH Digital pode ser adquirida por meio de aplicativo na internet  - Divulgação
CNH Digital pode ser adquirida por meio de aplicativo na internet Divulgação
Por O Dia

Rio - Um ano após a criação da Carteira Nacional de Habilitação na versão Digital (CNH Digital), no Estado do Rio, o Detran já expediu 140 mil documentos por meio dessa tecnologia. O número é o dobro do que havia em janeiro deste ano, mas ainda está bem abaixo do total de São Paulo (421 mil). O acréscimo por aqui se deu por causa da validação remota, sistema que permite a emissão sem a necessidade de o motorista comparecer ao órgão de trânsito. No Brasil, já existe 1,8 milhão de bilhetes nessa versão.

As informações foram dadas pelo próprio Detran-RJ ontem. Segundo dados do órgão, o Estado do Rio tem 5,6 milhões de CNHs (incluindo as não digitalizadas). Dessas, quase 2,1 milhões já apresentam QR Code, código de barras que permite a expedição imediata da versão digital por meio do aplicativo 'Carteira Digital no Trânsito', disponível gratuitamente nas lojas virtuais App Store e Google Play. O software também possibilita a emissão do CRLV (documento veicular) Digital.

O usuário precisa seguir alguns passos. Primeiro, ele deve usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code. Esse código fica na parte interna da CNH em papel. Depois, é necessário fazer a "prova de vida". Trata-se de um movimento físico do usuário à frente da câmera do celular.

O terceiro passo é confirmar a validação. Nesse caso, é necessário informar o número do aparelho. O aplicativo vai pedir ao usuário para criar uma senha de quatro dígitos. Ela deverá ser digitada toda vez que o documento for utilizado.

A CNH Digital pode ser acessada pelo celular mesmo sem sinal de internet. A CNH Digital vale também como documento de identidade e pode ser exportada em extensão PDF. Se quiser fazer isso, o motorista pode usar um serviço disponível no próprio aplicativo. Será cobrado um valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

Você pode gostar
Comentários