Morre Aloísio Freitas, ex-presidente da Câmara dos Vereadores do Rio - Reprodução/Câmara dos Vereadores
Morre Aloísio Freitas, ex-presidente da Câmara dos Vereadores do RioReprodução/Câmara dos Vereadores
Por O Dia

Rio - Aloísio Freitas, ex-presidente da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, morreu aos 73 anos nesta quarta-feira. Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio. A informação foi confirmada pela assessoria da Câmara.

Aloísio foi presidente da Câmara de 2007 a 2009. Em março, a mulher dele também morreu vítima de um infarto. O político é pai do vereador Rafael Aloísio Freitas (MDB), de 39 anos, e também de Rodrigo Aloísio Freitas.

Nascido em Irajá, na Zona Norte, o médico e político teve sua vida marcada pelo atendimento gratuito a centenas de famílias da região. Ele foi vereador pelo Partido Democratas (DEM) e assumiu o mandato o mandato de presidente da Câmara em 2007, após Ivan Moreira ser nomeado para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Município. Ao todo foram cinco mandatos como vereador do município do Rio de Janeiro. 

Em 2008, ele foi novamente eleito vereador da cidade, mas foi condenado por uso de máquina pública depois de uma decisão judicial. O posto foi reassumido até 2012, após uma absolvição em segunda instância. Em 2013, ele resolveu deixar a vida pública e voltou a exercer a medicina. Em 2018, Aloísio continuava na política e foi eleito deputado federal com 18 mil votos. 

Em nota, a Prefeitura do Rio destacou: "A cidade perde um grande servidor e a Câmara de Vereadores um de seus grandes nomes". A Câmara Municipal do Rio de Janeiro decretou luto oficial por três dias.

 

Você pode gostar
Comentários