Matheus Morgade, que completa 19 anos hoje, foi surpreendido com uma camisa do Flamengo de presente - Divulgação
Matheus Morgade, que completa 19 anos hoje, foi surpreendido com uma camisa do Flamengo de presenteDivulgação
Por

 Rio - Encarnando uma espécie de "gênios da lâmpada", funcionários de um hospital em Volta Redonda, no Sul do estado, surpreenderam pacientes na antevéspera do Dia Mundial da Saúde, que é lembrado amanhã. Nesta sexta-feira, colabores da unidade receberam da direção do Hospital da Unimed-VR, a missão de realizar desejos especiais de pacientes internados lá há um bom tempo. Ao todo, sete pacientes internados foram surpreendidos ao verem seus desejos realizados.

Por duas semanas, equipes de enfermagem e psicologia sondaram o que os contemplados, privados de coisas simples em seus leitos no dia a dia - como tomar um refrigerante, comer uma fatia de bolo ou assistir a uma partida do coração num telão - gostariam de ganhar. Além de pratos como carne seca com jiló, risoto de camarão, torta alemã, bolo de chocolate, bacalhau, angu e até um X-tudo, tiveram que ser providenciados pelos funcionários e entregues no formado delivery nos quartos. 

Outros dois pedidos inusitados foram dos jovens Matheus Morgade, de 18 anos, em tratamento contra leucemia, e Henrique, de 19, que passou por um transplante de medula óssea recentemente. Ambos assistiram a uma partida de futebol e jogaram videogame.

De acordo com parentes, Matheus, se surpreendeu ao chegar ao quarto e encontrar cartazes colados na parede com os dizeres “Torcida do Matheus”. Ele ganhou ainda uma camisa do Flamengo. "Esse carinho não tem preço e vamos lembrar para sempre. É isso que vem nos fortalecendo e ajudando na cura dele”, afirmou Elisangela Morgade, mãe do Matheus, que completa 19 anos hoje.

Já Adelia Aparecida Gonçalves, quis se deliciar com um pedaço de bolo de chocolate e caqui, enquanto Laudiceia Rodrigues foi às lágrimas ao receber um prato de bacalhau com batatas e cenoura. "Esses tipos de ações fazem parte da recuperação dos pacientes. Para nós, cuidar é um compromisso que vai além da assistência médica. Nos colocamos no lugar do outro. É o que chamamos de Jeito Unimed de Cuidar (JUC)", resumiu o diretor técnico do hospital, Vitorio Moscon Puntel.

Sobre o Dia Mundial da Saúde

Lembrado todo dia 7 de abril desde 1949, a data tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde, para se ter uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, longevidade. A data é prioridade na agenda da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a importância do debate de temas para a preservação da saúde também é debatida em outras datas, entre elas o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto) e o Dia da Saúde e Nutrição (31 de março).

A origem do Dia Mundial da Saúde se deu com a preocupação da OMS em manter a saúde das pessoas em bom estado em todo o planeta e alertara todos os países sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Nesta ocasião, a OMS aproveita sempre para divulgar seu conceito principal: "a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

 

Você pode gostar
Comentários