Centro do Rio após retirada produtos ilegais das ruas durante ação da polícia - Divulgação / Polícia Civil
Centro do Rio após retirada produtos ilegais das ruas durante ação da políciaDivulgação / Polícia Civil
Por O Dia

Rio - A Operação Esculhambação, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPim) teve continuidade na manhã desta segunda-feira após apreensão de nove toneladas de produtos piratas durante o início da ação, neste domingo.

De acordo com o delegado Maurício Demétrio, responsável pelo caso,mais seis estrangeiros, entre peruanos, bolivianos e equatorianos, e um brasileiro foram presos nesta segunda. No total, doze estrangeiros foram levados a prestar esclarecimentos por envolvimento na venda de produtos piratas. Os agentes apreenderam 300 kg de artigos falsificados. 

A ação foi resultado de um trabalho de dois meses de investigação. Segundo o delegado da especializada, ao combater o comércio ilegal de rua, diversos pontos positivos são agregados à região. Segundo ele, com a operação é possível acabar com a "degradação que está acontecendo no centro da cidade, você fortalece o comércio legal, você gera mais emprego", conta. Ele diz que todas as operações são como bolas de neve.

Ainda segundo Demétrio, as ações foram idealizadas como piloto e que diversos outros pontos da cidade também irão receber esse tipo de operação contra a pirataria e o comércio ilegal: "Acho que o resultado foi  bem satisfatório e agora a gente vai expandir para todos os bairros do Rio".

A avaliação dos bairros que necessitam das ações são feitas com base na falta de ordenamento urbano: "Têm calçadas que simplesmente não dá mais pra andar", explica Maurício, que cita Bangu, Campo Grande e Santa Cruz como locais mais problemáticos quando o assunto é a venda de produtos irregulares. 

 

 

Você pode gostar
Comentários