Museu do Pontal alaga após temporal  - Reprodução Facebook
Museu do Pontal alaga após temporal Reprodução Facebook
Por KARILAYN AREIAS

Rio - O Museu do Pontal, localizado no Recreio, na Zona Oeste, alagou após temporal que atingiu a cidade do Rio, na noite da última segunda-feira (8) e manhã desta terça (9). De acordo com a administração da instituição, mais de 300 obras foram retiradas das galerias após molharem e 4 mil ainda correm o risco de serem atingidas.  

Também segundo a administração, as inundações teriam começado depois da construção de um mega condomínio no entorno, autorizado pela Prefeitura, que colocou o terreno em alto risco de alagamento. "A Prefeitura reconheceu sua responsabilidade, cedeu um terreno na Barra e prometeu recursos para construção de uma nova sede. Mas há 20 meses a obra está parada, 70% pronta! Faltam apenas 5 meses! O momento é crítico, uma verdadeira emergência! Esse acervo, parte fundamental do patrimônio brasileiro, precisa ser salvo!", disseram os representantes do museu em comunicado. 

Procurada pelo O DIA, a Prefeitura do Rio ainda não respondeu se as obras do museu tem um prazo para serem finalizadas e nem se será elaborado um plano de emergência para não perder o acervo.

O Casa do Pontal reúne o maior e mais significativo acervo de arte popular brasileira. A coleção composta por mais de 8 mil peças foi reunida pelo francês Jacques Van de Beuque (1922-2000), responsável também pela construção do museu, iniciada em 1976. O acervo e a edificação foram tombados em 1991 e, em 2010, a instituição ganhou o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria "Patrimônio Material". 

 

Você pode gostar
Comentários