Gripe: mais de 5 milhões de doses da vacina são enviadas ao Rio

Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza vai até o dia 31 de maio e tem 232 pontos de vacinação no município

Por O Dia

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 31 de maio
Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe vai até o dia 31 de maio -

Rio - A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na última quarta-feira, no município e vai até o dia 31 de maio. O Rio recebeu mais de 5 milhões de doses do governo federal e a imunização acontece em 232 unidades, como Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. O objetivo é vacinar cerca de 1,5 milhão de pessoas que fazem parte do público alvo - idosos, crianças de até seis anos, gestantes e mulheres pós-parto, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas e professores.

Até o dia 22 de abril a vacina estará disponível apenas para crianças, gestantes e idosos. A partir desta data até o dia 31, outros grupos receberão a imunização. Presos e funcionários do sistema prisional também serão vacinados. Já os portadores de doenças crônicas precisarão apresentar documento que comprove a condição da doença antes de serem imunizados. 

Onde vacinar

Para decidir onde vacinar, basta entrar no link da prefeitura e escolher o ponto mais próximo (https://subpav.org/ondeseratendido/). As unidades para vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. De acordo com estudos, a vacina pode reduzir em 50% as doenças relacionadas ao vírus influenza. 

Restrições

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, pessoas que tenham apresentado febre recentemente devem adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Pessoas com doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré precisam consultar um médico antes de serem vacinados. Já aquelas com alergia a ovo ou outro componente da vacina não deverão ser imunizadas.

 

Comentários