Entrega de ovos de Páscoa do Projeto Pazcoz nas Comunidades - DIVULGAÇÃO
Entrega de ovos de Páscoa do Projeto Pazcoz nas ComunidadesDIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio - As comemorações da Semana Santa já começaram no Rio. No início do mês, diversas campanhas e organizações arrecadaram chocolates para distribuir a crianças de diferentes locais. Nesta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros fez uma ação da Associação Amigos da Infância com Câncer (Amicca), em Copacabana, com direito a coelhinho da Páscoa, mergulho no mar, demonstrações com cães, brincadeiras e distribuição de ovos de chocolate.

O Voz das Comunidades arrecadou 6 mil barras de chocolate. O projeto "Pazcoa das comunidades" vai presentear crianças de 20 comunidades dos complexos do Alemão e da Penha e, se ultrapassarem a meta de 7 mil barras, também querem contemplar crianças da Cidade de Deus e do Complexo da Maré. Para René Silva, criador do projeto, o objetivo é mobilizar a sociedade e levar alegria para crianças da comunidade.

"Eu sempre observava que pessoas da comunidade, crianças principalmente, não recebiam chocolate na Páscoa, porque a maioria delas têm muitos irmãos e os pais não conseguem comprar para todos. E não é só chocolate, a gente consegue mobilizar a sociedade e fazer uma mudança na vida dessas crianças. A gente sabe que não vai salvar o mundo e matar a fome, mas é levar um momento de alegria para essas crianças", disse René que ainda afirma que o "Pazcoa das comunidades" pode levar esperanças para pessoas que estão desacreditadas.

"A Páscoa é um momento importante em que a gente pode não só ter lazer e diversão, mas, solidariedade, porque as pessoas já estão desacreditadas e a gente traz um pouco de esperança, mostra que os bons ainda são a maioria. Mostra o nosso espírito de solidariedade."

Ainda de acordo com René,  artistas como Fabiana Karla, Luciano Huck e Paula Lavigne, também ajudaram a arrecadar o material para doação. Além deles, amanhã o cantor Leoni vai fazer um show beneficente na hamburgueria Brooklyn, em Bonsucesso, na Zona Norte. Arlidinho, Zebrinha do Pistinha, Rebecca, Iasmin Turbininha e o grupo No Lance vão se apresentar na casa de shows Konteiner, na Vila Cruzeiro, em prol da campanha. A bilheteria dos dois eventos será usada para a compra de chocolates.

Os integrantes do grupo No Lance, que surgiu no Complexo da Maré, contam que sabem a importância de participar de uma ação beneficente.

"Somos do Complexo da Maré, todos nascidos e criados, e somos gratos por termos encontrado o caminho da música para nossa vida, então, porque não ajudar o próximo com nossa arte? Se cada um fizer sua parte, como o René e o Voz fazem, evoluiremos para um mundo menos desigual. Estamos muito felizes de participar da ação e já prometemos estar sempre a postos para aceitar qualquer convite para uma ação como essa".

Os interessados podem doar no Bar do Beto, que fica Rua Farme de Amoedo, 51, em Ipanema; no Brooklyn Burger, na Avenida dos Democráticos, 1.267, em Bonsucesso; na Casa Voz, na Rua Engenheira Manuel Segurado, 228, também em Bonsucesso ou na Alian Trigo, na Estrada do Quitungo, 624, em Brás de Pina. 

Em 2011, um grupo de amigos se juntou para fazer o bem e dessa união surgiu o projeto A rua é nós. Atualmente, o grupo faz ações voltadas para crianças de comunidades do Rio em datas como Páscoa, Dia das Crianças, Natal e também promovem uma Roda Cultural. A coordenadora do projeto, Mariane de Souza Rodrigues, conta que fazer as ações se tornou uma das coisas importantes de sua vida.

"Hoje, certamente é uma das coisas mais importantes das vidas de nós coordenadores. Dá um orgulho imenso ao final de cada ação, ver quantas pessoas conseguimos atingir e que todo nosso esforço vale a pena. Começou sem a pretensão de ser do tamanho que é hoje, eram só amigos querendo fazer o bem para crianças carentes de alguma forma. É o que a gente construiu e ainda vem construindo e como sempre dizemos "queremos deixar de herança para os nossos filhos."

A organização presenteia cerca de 2.400 crianças com um kit que contém 15 bombons cada. Este ano, já foram arrecadadas mais de mil caixas de bombons, mas a meta é conseguir distribuir 2.500 kits. Ainda segundo a coordenadora, os eventos são feitos a partir de doações e da venda de camisas.

"Tudo o que arrecadamos para pagarmos os custos da ação vem das camisas da ação que vendemos a R$ 20, além de alguns voluntários que ajudam com dinheiro e nós mesmo da organização. As arrecadações são feitas pelas mídias sociais, pelo grupo de voluntários que temos no WhatsApp e seus amigos."

Os interessados podem colaborar com o projeto até sexta-feira. As informações de doações estão disponíveis na página do Facebook 'A RUA É NÓS'.

Muita gente que distribui chocolates individualmente também já entrou em ação. É o caso da moradora de Mesquita Natalia Salles, de 29 anos. Ela já distribuiu 100 ovos de Páscoa para alunos de uma escola do bairro Santa Terezinha. Diz que o objetivo é despertar sorrisos e compartilhar as alegrias da Páscoa, com quem muitas vezes não teria a oportunidade de ganhar um ovo de chocolate ou mesmo vivenciar o universo lúdico da data comemorativa.

Você pode gostar
Comentários