Bombeiros anunciam fim de buscas na Muzema

Última vítima teve corpo resgatado na madrugada deste domingo; foram 23 mortos e oito sobreviventes; Mais de cem militares ficaram empenhados diariamente com cães farejadores, drone, helicópteros, ambulâncias e viaturas nos resgates

Por O Dia

Corpo de Bombeiros encerra trabalho de dez dias no resgate a vítimas do desabamento de dois prédios na Muzema, na Zona Oeste do Rio
Corpo de Bombeiros encerra trabalho de dez dias no resgate a vítimas do desabamento de dois prédios na Muzema, na Zona Oeste do Rio -

Rio - O Corpo dos Bombeiros anunciou o fim das buscas por vítimas do desabamento de dois prédios na Muzema, no Itanhangá, Zona Oeste do Rio. Aos nove minutos deste domingo, bombeiros retiraram dos escombros a última vítima da tragédia, uma mulher adulta ainda não identificada. Foram 23 mortos. Com o resgate, a corporação encerra um ciclo de mais de duzentas horas ininterruptas de trabalho de busca. De acordo com informações compiladas na área do acidente, não há mais nenhuma pessoa desaparecida, segundo os bombeiros.

Bombeiros de diversos quartéis foram acionados na manhã da sexta-feira do dia 12 de abril para a ocorrência do desabamento. A operação de resgate se estendeu por todos os dias de maneira ininterrupta, até que a última vítima fosse resgatada.

Foram mais de cem militares empenhados diariamente, cães farejadores, drone, helicópteros, ambulâncias e viaturas de recolhimento de cadáveres. O Corpo de Bombeiros segue de prontidão, atento a qualquer demanda específica para o local.

Em nota, a corporação agradece ao Exército Brasileiro, que contribuiu para a operação, às demais agências envolvidas e às pessoas comuns que fortaleceram a tropa com gestos de carinho ao longo desses dias. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) reforça seu compromisso com a sociedade fluminense de não poupar esforços nas ações de socorro.

Parentes dos irmãos Enzo, 6 anos, e Arthur, 4, estão no IML para reconhecer os corpos resgatados na tarde de sábado - Luciano Belford/Agência O Dia

No fim da tarde de sábado, o Corpo de Bombeiros resgatou os corpos de dois meninos dos escombros. Os agentes passaram a usar máquinas nas buscas. Os veículos não ficam sobre os escombros e ajudam na retirada de grandes blocos de concreto.

Paloma e o filho Rafael estão lado a lado na enfermaria do Miguel Couto - Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde

O desabamento na comunidade da Zona Oeste do Rio completa dez dias neste domingo. Oito pessoas sobreviveram. Três delas continuam internadas em hospitais da cidade. Dentre elas Paloma Paes Leme Barroso, 44 anos. Paloma está no Hospital Miguel Couto, na Gávea, onde deixou o CTI da unidade para ficar na enfermaria ao lado do filho, Rafael Paes Leme do Nascimento, 4, também resgatado com vida. Ela perdeu o marido, Raimundo Nonato do Nascimento, 41 anos - enterrado no sábado -, e três filhos na tragédia: Isac Fabrício Paes Alves, 9, Pedro Lucas Paes Leme Barroso, 7 - enterrados na quinta - e Lauana Vitória Corrêa Barroso, 15.

A terceira vítima internada é Adilma Rodrigues, 35, que está em estado grave no CTI do Hospital Lourenço Jorge, na Barra. Ela perdeu o marido, o pastor Cláudio José de Oliveira Rodrigues, 40, que chegou a ser socorrido com vida. A filha do casal também foi internada, Clara Rodrigues, 10, mas já teve alta.

Zé do Rolo, Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa - Arquivo Pessoal

INVESTIGAÇÃO

A Polícia Civil procura três pessoas que são apontadas como responsáveis pelos prédios que vieram abaixo. José Bezerra de Lima, conhecido como Zé do Rolo, Renato Siqueira Ribeiro e Rafael Gomes da Costa tiveram a prisão decretada pela Justiça do Rio na sexta. Eles são considerados foragidos. O Portal dos Procurados oferece R$ 1 mil para informações que ajudem a Polícia a encontrar os criminosos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Corpo de Bombeiros encerra trabalho de dez dias no resgate a vítimas do desabamento de dois prédios na Muzema, na Zona Oeste do Rio Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Parentes dos irmãos Enzo, 6 anos, e Arthur, 4, estão no IML para reconhecer corpos resgatados na tarde de sábado Luciano Belford/Agência O Dia
José Bezerra de Lima (à esquerda) e Renato Ribeiro (centro) seguem foragidos. Rafael foi preso reprodução
Paloma e o filho Rafael estão lado a lado na enfermaria do Miguel Couto Divulgação / Secretaria Municipal de Saúde

Comentários