Punhais feitos com pedaços de grade de proteção são encontrados em celas para maiores na Ilha - Divulgação/Sind-Degase
Punhais feitos com pedaços de grade de proteção são encontrados em celas para maiores na IlhaDivulgação/Sind-Degase
Por O Dia

Rio - Diversos punhais artesanais, feitos com pedaço de metal foram encontrados, nesta quinta-feira, dentro de cela para maiores no Degase da Ilha do Governador, Zona Norte. Parte da grade de proteção das celas era arrancada para confeccionar o objeto, usado para ferir outros internos e funcionários.

Agentes do Centro de Socioeducação Gelso Carvalho do Amaral e a equipe do Grupamento de Ações Rápidas (GAR) encontraram o material dentro da cela 26, em um prédio destinado somente a internos entre 18 e 21 anos. Cerca de 50 jovens adultos cumprem medida socioeducativa no prédio onde os artefatos foram encontrados. Mesmo maiores, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que, caso tenham medida socioeducativa em aberto, eles podem cumprir o resto da medida no sistema.

Punhais feitos com pedaços de grade de proteção são encontrados em celas para maiores na Ilha - Divulgação/Sind-Degase

Nenhum dos internos assumiu ter feito os punhais. Apesar da capacidade para 120 pessoas, a unidade tem cerca de 230 crianças e adolescentes, incluindo os 50 maiores de idade que ficam em prédio separado dentro da unidade.

De acordo com os agentes, o fechamento de outra unidade no complexo de Gericinó, os episódios de fuga e violência aumentaram, já que houve agravamento da superlotação com o remanejamento dos internos. Atividades básicas, como cursos, banhos de sol e atendimentos médicos foram prejudicados ou inviabilizados, devido ao número de internos, que chegou a dobrar em algumas unidades.

Você pode gostar
Comentários