Noel: estátua roubada - Estefan Radovicz
Noel: estátua roubadaEstefan Radovicz
Por Aline Cavalcante
Rio - Na data que marca os 82 anos da morte de Noel Rosa, neste sábado, admiradores do sambista, cantor e compositor não poderão sequer ver o monumento feito em sua homenagem. Erguido em 1996, em Vila Isabel, a estátua de Noel passou por diversas depredações e roubos ao longo dos anos. O último ato de vandalismo foi no dia 16 de abril.
No local que antes mostrava o compositor sentado em um bar, sendo servido por um garçom, ficou apenas um vazio sem previsão de ser preenchido. Antes disso, sobravam os pés e uma pequena parte das pernas da estátua do garçom. A figura do sambista ficou sem o braço esquerdo. Dias antes da depredação final, a mesa e o encosto da cadeira já tinham sumido.
Publicidade
Na ocasião, o governador Wilson Witzel anunciou que serão instaladas câmeras de reconhecimento facial na região para inibir uma possível depredação no futuro.
Depois destes episódios, o que sobrou do monumento foi retirado do local. A Secretaria de Conservação fez um boletim de ocorrência para a Polícia Civil apurar os furtos e disse que vai abrir uma licitação para recuperar a estátua, mas não há previsão de obras para recuperar a peça. Os custos ainda estão sendo estimados.
Publicidade
Roubos sucessivos
Ao longo dos anos, a estátua de Noel Rosa sofreu diversas depredações. A primeira aconteceu em 2012. Foram furtados a cadeira e um copo que ficava sobre a mesa. Em 2013, as peças foram repostas.
Publicidade
Em 2014 e em 2015 o monumento foi pichado. Em 2015, teve ainda alguns pedaços arrancados: o braço esquerdo e o pé direito de Noel Rosa, além do braço esquerdo do garçom que compõe o conjunto. Em 2016, a obra chegou a ser removida para passar por uma restauração completa.
Este não é o único caso de um monumento que vira alvo de vandalismo no Rio. Aconteceu o mesmo com a estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade, no calçadão de Copacabana, zona sul do Rio. Seus óculos já foram roubados diversas vezes. Ao todo, foram pelo menos onze depredações m desde a sua instalação, em 2002.