Os funcionários Mônica Saraiva e Bruno de Almeida com o cachorrinho resgatado - Divulgação / MetrôRio
Os funcionários Mônica Saraiva e Bruno de Almeida com o cachorrinho resgatadoDivulgação / MetrôRio
Por Felipe Rebouças*

Na manhã de ontem, quando milhares de pessoas se dirigiam ao trabalho, a invasão de um vira-lata arteiro aos trilhos da estação do Metrô de Del Castilho, na Zona Norte do Rio, causou a interrupção, em uma hora, no funcionamento da Linha 2.

O cão percorreu oito quilômetros até a estação de São Cristóvão, onde foi resgatado por funcionários da concessionária, sem ferimentos. "Estava apenas sujo de poeira", contou o operador de estação Bruno de Almeida, responsável pelo resgate.

O cachorro fujão só conseguiu sair vivo do trajeto de alto risco porque integrantes do Centro de Controle Operacional do Metrô Rio, sediado no Centro do Rio, fizeram papel de anjos da guarda. A cada trecho das cinco estações percorridas pelo cão, os funcionários faziam vigia para desligar a eletricidade dos trilhos, à medida que o animal caminhava.

Durante toda a operação de resgate, os trens operaram com a velocidade reduzida, o que resultou em intervalos irregulares na Linha 2.

Cão foi alimentado

"O resgate começou às 7h30. De Del Castilho, o animal seguiu no sentido estação Maria da Graça e, depois, foi correndo até São Cristóvão, onde uma funcionária, também do Metrô, conseguiu pegá-lo no colo", contou Bruno de Almeida. Segundo ele, após o recolhimento, o cachorro foi levado para a sala de segurança da estação, onde foi alimentado.

"Lá, constatamos que o animal não tinha machucado algum aparente, apenas estava sujo de poeira. Fizemos um carinho nele, para ele se acalmar, demos água e comida", contou o operador de estação.

Almeida contou que nunca tinha passado por uma experiência semelhante na empresa. O animal será encaminhado para um abrigo na Baixada Fluminense para ser adotado.

Você pode gostar
Comentários