Sebrae Startup Day será no dia 18 de maio, no Rio de Janeiro - Reprodução
Sebrae Startup Day será no dia 18 de maio, no Rio de JaneiroReprodução
Por Dejair Neto*
Rio - Tocar o próprio negócio é uma realidade cada vez mais próxima dos brasileiros. Nos últimos anos, o número de startups cresceu no país. Atualmente, são mais de 12 mil empresas lideradas em sua maioria por jovens adultos, entre 30 e 35 anos, segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Não há fórmula mágica para começar, mas existem boas dicas e atalhos para entrar neste mercado. No Rio de Janeiro, no próximo dia 18, acontecerá um evento dedicado às startups, chamado Sebrae Startup Day, cujo objetivo é conectar quem se interessa pelo mundo do empreendimento.
De acordo com a Abstartups, as mais de 12 mil startups brasileiras são de diferentes segmentos. Há variações entre educação, finanças, internet, saúde e bem-estar, agronegócio, e-commerce, varejo/atacado, comunicação e mídia, etc. A maioria delas atua há mais de seis anos no mercado e está na fase de tração. São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que lideram o ranking de startups.
Publicidade
Existem fases distintas para cada startup, consideradas graus de maturidade: ideação, quando a empresa ainda está apenas nas ideias, mas não há um negócio - sem CNJ; operação, a etapa das estratégias para agora e a longo prazo - com CNJ; tração, a hora de crescer em vendas, parcerias e contratar, por exemplo; e scaleup (escalada), a versão mais madura de uma startup, em que há um modelo de negócio mais estruturado e o crescimento continua a todo vapor. Segundo os dados da Associação Brasileira de Startups, apenas 439 estão na última fase. A maioria, mais de 1,9 mil, está na penúltima fase, chamada de tração.
O Sebrae Startup Day é realizado simultaneamente em todo o país e é dedicado a todos os tipos de startups, estejam elas em diferentes estágios de maturidade. O público poderá participar e trocar experiências com os palestrantes através de palestras, debates, encontros e hangouts sobre temas variados. Além disso, também serão oferecidas atividades práticas, como workshops, oficinas e treinamentos, e meetups (encontros), com os principais atores do ecossistema para ampliar o networking. Serão apresentadas experiências sobre criação de startup, mercado, aspectos regulatórios e jurídicos.
Publicidade
A analista de base tecnológica do Sebrae Rio, Marília Sant'Anna, lembra que a startup vem com a pegada de trazer novos modelos e soluções para os principais desafios da sociedade. Para ela, o evento é para movimentar o ecossistema, que são investidores, formadores de opinião, "startupeiros" (como são conhecidos os empreendedores de startup) - tanto os que já estão no mercado quanto os que ainda são curiosos no assunto.
"O diferencial este ano é que nós teremos, além da troca de conhecimento de informações, pela primeira vez vai ser realizada uma sessão de negócios só com startups, que é um "match", onde elas podem conversar com investidores, potenciais clientes e parceiros, e também podem se apresentar. É uma sessão para ampliar o networking e fazer negócios. Então, não é um evento só passivo, que você vai ouvir palestras, você vai ter contato com profissionais da área, vai lá pra falar com outras pessoas", disse.
Publicidade
O que é uma startup?
Em resumo, uma startup é caracterizada pela inovação em seu serviço, que é geralmente ligado à tecnologia, ao desenvolvimento com custos mais baratos e processos mais rápidos. Elas podem oferecer serviços e produtos diretamente para o consumidor e também para outras startups. Quando alcançam maturidade, elas se sobressaem na oferta de serviços para grandes empresas que terceirizam as atividades relacionadas a inovação, pesquisa e desenvolvimento.
Publicidade
Na maioria dos casos, as startups atuam em rede e funcionam melhor em ambientes que possam desenvolver uma cultura de inovação e empreendedorismo. Vale lembrar que o termo também pode ser associado a pequenas empresas em período inicial de desenvolvimento, que estejam em condições de alto risco ou incerteza.
Serviço
Publicidade
Quando: 18 de maio, das 9h às 18h 
Local: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, Centro do Rio.
Publicidade
Toda a programação pode ser acessada a partir do próprio site do Sebrae Startup Day. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser realizadas a partir neste link. Para a sessão de negócios, a inscrição custa R$50 e deve ser feita através deste link.
*Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes