Mil fuzis foram entregues à PM nesta quinta-feira - Tomaz Silva/Agência Brasil
Mil fuzis foram entregues à PM nesta quinta-feiraTomaz Silva/Agência Brasil
Por O Dia
Rio - O Exército entregou mil fuzis modelo Parafal, calibre 7,62 mm, para a Polícia Militar, na manhã desta quinta-feira. De acordo com o Comando Militar do Leste, o armamento faz parte do investimento de R$ 1,2 bilhão feito pela intervenção federal na segurança pública.
Para o especialista em armas Vinicius Cavalcante, "por mais que algumas pessoas não gostem da ideia (da PM armada com fuzis), uma vez que os traficantes do Rio de Janeiro usam fuzis, as forças de segurança também precisam usar". Ele afirmou que os fuzis Parafal são "uma boa opção dentro do nosso orçamento" e "servem aos propósitos", ainda que "não sejam uma arma de última geração". 
Publicidade
"A grande vantagem é que é uma arma que já está institucionalizada, que os profissionais já conhecem e já utilizaram antes, no serviço militar", completa. 
Os fuzis Parafal foram confeccionados pela Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) e têm três opções de funcionamento: o semiautomático, o automático e o de repetição. Cada fuzil pesa cerca de 4,5kg e o seu carregador tem capacidade para 20 munições.
Publicidade
Segundo a corporação, os fuzis foram entregues e serão empregados de acordo com as necessidades. O evento de doação foi realizado no quartel do 1° Batalhão de Guardas, na Avenida Pedro II, em São Cristóvão, e teve a presença do o general Sergio José Pereira, que é o secretário de Intervenção Federal, de oficiais do Exército e da PM.
O assessor especial do interventor, coronel Fonseca, do Gabinete de Intervenção Federal informou que houve um processo de doação para a PM, então o material que pertencia à União foi repassado para a Polícia Militar mediante solicitação da Intervenção Federal.
Publicidade
"É um armamento orgânico do exército que foi repassado para a PM e o Gabinete de Intervenção arcou com os custos de uma manutenção geral dele, para botá-lo em estado de novo. Peças que precisaram ser substituídas foram substituídas. Houve um processo de doação, que acontece com todos os bens adquiridos pela intervenção, uma forma de regularizar o patrimônio", explicou. 
Mesmo com o encerramento da intervenção federal no Rio no final de 2018, no calendário da secretaria responsável pela transição do regime ainda há a previsão de entrega de equipamentos, como dois helicópteros para a Policia Civil e um para o Corpo de Bombeiros, até janeiro de 2021.