Operação acontece em Campos dos Goytacazes e em Porciúncula - Reprodução / TV Globo
Operação acontece em Campos dos Goytacazes e em PorciúnculaReprodução / TV Globo
Por Agência Brasil
Rio - Uma operação conjunta entre o Ministério Público do Rio (MPRJ) e vários órgãos policiais, na manhã quarta-feira, prendeu 27 pessoas ligadas ao tráfico de drogas nos municípios de Porciúncula e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A Operação Triunvirato, como foi batizada, pretendia cumprir 36 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão. Dos presos, 15 já cumprem pena em presídios por outros crimes.
De acordo com as investigações, além da venda de drogas, o grupo é responsável por outros crimes, como homicídio, sequestro, extorsão e fornecimento de armas a outras quadrilhas. A organização criminosa, que controlava o comércio de entorpecentes em Goytacazes e em Nova Goytacazes, se expandiu para outros territórios.
Publicidade
As investigações começaram após a prisão em flagrante de Fernando Balbinot, conhecido FB, e Jonatas Nunes de Barros, o Cocão, em abril do ano passado. Na época, foram apreendidas armas, drogas, munições e um caderno de anotações do tráfico de drogas. Mesmo dentro do presídio Carlos Tinoco da Fonseca, FB continua atuando como chefe da quadrilha e principal liderança do grupo criminoso que atua na Baixada Campista.
Segundo o MPRJ, FB é acusado de formar uma equipe de gerentes e associados que passaram a atuar nas comunidades de Farol de São Tomé, Saturnino Braga, Mineiros, comunidade do Transmissor, Baixa Grande, além do município de Porciúncula.
Publicidade
Participam da operação as polícias Civil, Rodoviária Federal (PRF) e Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal de Campos.