Rio, 29/05/2019, Interdição da Avenida Niemeyer, na foto Avenida Niemeyer. Foto: Gilvan de Souza / Agencia O Dia - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Rio, 29/05/2019, Interdição da Avenida Niemeyer, na foto Avenida Niemeyer. Foto: Gilvan de Souza / Agencia O DiaGilvan de Souza / Agencia O Dia
Por Samara Oliveira*
Rio - A organização da Maratona do Rio já cogita mudanças no percurso da competição por causa da interdição da Avenida Niemeyer. O evento, que tem a expectativa de atrair mais de 40 mil corredores de dentro e fora do país, está confirmado e vai acontecer nos dias 22 e 23 de junho. A organização da corrida está aguardando as decisões da prefeitura e da Justiça para tomar as providências necessárias. Mas muitos corredores ainda estão apreensivos com os sucessivos fechamentos da via para tráfego. 
Thalita Figueiredo, de 42 anos, corredora da maratona há seis, contou que já se prepara desde março para a corrida de 42 quilômetros. E espera que o evento não seja cancelado.
Publicidade
“É lógico que o evento não vai colocar tantas pessoas em risco se realmente não estiver seguro, mas eu espero muito que resolvam a tempo. A corrida é longa, não é algo de 10 quilômetros, então a gente se prepara para isso, né? Tem gente que começa a treinar seis meses antes. Tenho uma prima que vem de Manaus exclusivamente para isso e acredito que ela já tenha até comprado a passagem”, disse aflita.
Sobre a possível mudança de percurso, Thalita desabafa: ”Onde que iria ser então? No túnel? Se for correr dentro do túnel eu não vou correr porque não dá. Eu vou correr o desafio e lá não tem ventilação, é baixo. Não tem como”, contou.
Publicidade
A organização do evento informou que “está ciente da decisão da Justiça de interdição da Av. Niemeyer e já está em contato com os órgãos municipais para, em caso de necessidade, reajustar o percurso (referente a este trecho) das provas de 21km e 42km”.
Já a Prefeitura disse que ainda não foi informada pela organização sobre mudanças no percurso. Para saber de possíveis alterações, o participante pode acompanhar o site do evento.
Publicidade
Veja o posicionamento oficial da Maratona do Rio:
"A organização da Maratona do Rio está ciente da decisão da Justiça de interdição da Av. Niemeyer e já está em contato com os órgãos municipais para, em caso de necessidade, reajustar o percurso (referente a este trecho) das provas de 21km e 42km. A data do evento não sofrerá alteração. Todas as informações serão divulgadas nos canais oficiais da prova."