Cleusa foi  - Cl
Cleusa foi Cl
Por LUIZ PORTILHO
Rio - Cleusa Ferreira da Cruz. Depois de 31 anos, é assim que a cabeleireira de 51 anos volta se chamar oficialmente. Na manhã desta quinta-feira, ela esteve na sede do Detran-RJ, no Centro do Rio, para realizar os trâmites e tirar a nova carteira de identidade, com nome de solteira. Ela voltará ao local às 16h, para receber o documento.
"Me sinto extremamente livre, muito feliz. Foi uma saga bem dolorosa, bem traumatizante, porque a gente fica machucada de ser praticamente humilhada por aquela pessoa com quem você se casou, de quem você gostou e, de repente, a pessoa te proíbe de voltar a ser o que você era", disse Cleusa.
Publicidade
A cabeleireira trocou de sobrenome quando casou-se, em janeiro de 1988. A relação durou cinco anos, mas, após a separação física, o ex-marido não a concedia o divórcio oficial. Depois de passar 26 anos tentando resolver o caso de forma amigável, sem lograr êxito, Cleusa fez um desabafo nas redes sociais e ameaçou mudar-se de mala e cuia para a casa do ex, que tem outra esposa. A história fez sucesso nas redes sociais e, no dia 20 deste mês, Cleusa finalmente obteve a assinatura do divórcio.
"Foi preciso fazer uma pressão, né?", brincou Cleusa, que emendou: "Isso me fortalece, me deixa mais gratificada porque outras mulheres se sentem reconhecidas na minha história. Elas estão tomando coragem para poder tomar uma atitude e tomar uma atitude igual a essa. Eu recebo vários contatos, até de homens, pedindo conselho. Um deles também está há 25 anos tentando divórcio, mas tem medo porque a mulher é muito barraqueira".

Agora, de documento novo, ela se concentra na agenda de comemorações. "No dia 7 de junho eu vou fazer uma festa em São Paulo, no bar Santa Matilde, onde teremos a presença da cantora Bia Ferraz, que tem a música Quero Divórcio. A outra festa vai ser no dia 20 de julho, em Formosa, minha cidade natal, em Goiás", disse a cabeleireira.