Marcelo Silva mostra cartãoO DIA
Por O Dia
Publicado 07/05/2019 06:00
Muitos usuários do Riocard não estão conseguindo usar seus cartões na hora de embarcar em ônibus ou trens. Esses passageiros vêm sendo surpreendidos com a informação de que o benefício está cancelado, suspenso ou inválido. Foi o que constatou o jornal O DIA nesta segunda-feira, ao ouvir os relatos de passageiros que foram ao posto de atendimento da estação Central do Brasil para tentar resolver o problema.
Publicidade
Na parte da manhã, a fila do posto de atendimento tinha cerca de 50 pessoas. Foram muitos os depoimentos de transtornos. A cuidadora de idosos Regina Lúcia, de 58 anos, por exemplo, conta que tentou utilizar o cartão ontem e não conseguiu. "Passei o bilhete na catraca do trem e apareceu que estava cancelado. Nunca tinha ocorrido isso".
Fila para reclamar do Riocard na estação Central do BrasilO DIA
Publicidade
Marcelo Silva, de 47 anos, afirmou que não estava utilizando, até ontem, o cartão porque estava desempregado. Agora que conseguiu um trabalho, o problema surgiu. "Não aparece leitura. A empresa diz que está desbloqueado e que depositou o dinheiro, mas na máquina não funciona", diz.
A analista de sistemas Raquel de Matos Maia, 30, conta que também teve problemas. "Comigo é a primeira vez. Eu tenho esse cartão há anos, mas nunca tive problema antes. Passei hoje no Metrô e funcionou. Chego aqui, na Central, e apareceu no leitor que estava cancelado."
Publicidade
Explicação não convence
Um funcionário do posto de atendimento que dava orientações na fila de espera informou um possível motivo dos transtornos: o sistema da Supervia estaria passando por uma atualização, e, por isso, os benefícios tiveram que ser cancelados. No entanto, a explicação não convenceu muita gente que esperava uma solução. Alguns passageiros alegam que os problemas já acontecem há algum tempo.
Publicidade
Um cliente que não quis se identificar disse que é a segunda vez que teve o benefício cancelado. "Em março, estive aqui no posto também. Na ocasião, quando passei meu cartão na catraca, apareceu que estava cancelado. O funcionário que me atendeu à época disse que era erro na leitura. Fui obrigado a fazer um novo", disse ele.
A RioCard lamentou os transtornos causados e informou que "está estudando a implantação de novas plataformas de relacionamento e aperfeiçoamento dos canais já existentes, que recebem mais de 240 mil atendimentos mensais. "Com relação aos casos citados, a RioCard esclarece que eventuais falhas e inoperância dos cartões podem ter relação com defeito do cartão ou uso inadequado do mesmo, não cumprimento das regras de benefícios concedidas, entre outros", acrescentou.
Publicidade
A Supervia informou que não foi notificada pela Riocard, mas vai checar eventuais problemas hoje.